Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PLANO DEFINIRÁ A IMAGEM DO CEARÁ


Secretário Bismarck Maia apresentou ao Trade turístico e impressa o Plano de Marketing

Na manhã da última  terça-feira, 15, no Hotel Marina Park, a Secretaria do Turismo do Estado  apresentou para o trade turístico da terra e imprensa os diagnósticos e suas primeiras fases do Plano de Marketing para o Estado,  o qual visa  estruturar o desenvolvimento do turismo, as estratégias de promoção no Brasil e no exterior e reposicionar a imagem do Ceará como destino turístico, o qual  servirá  como parâmetro para os próximos vinte anos. Na ocasião, o secretário do Turismo, Bismarck Maia, explicou todos os investimentos feitos pela pasta desde 2007, quando o turismo passou a ser considerado área prioritária para o desenvolvimento do Ceará.
Após a apresentação da carteira de investimentos da Setur, avaliada em cerca de R$ 2 bilhões,  o secretário Bismarck Maia falou sobre a necessidade de, finalizados os equipamentos indutores (duplicação de rodovias, aeroportos de Jericoacoara e Canoa Quebrada, Centro de Eventos – CEC, Acquario, entre outros), passar a vender os destinos e produtos turísticos da forma mais eficiente. Daí a necessidade do Plano. O titular da Setur também ressaltou a importância do envolvimento de todo o setor em favor do Plano, como uma política definitiva.. A consultora do projeto, Jeanine Pires, reforçou que é uma estratégia para reposicionar o Ceará nos mercados nacional e internacional. 
EVOLUÇÃO DO MERCADO - Segundo dados levantados pela consultoria do Plano, o Brasil e a América do Sul são as regiões que devem apresentar o maior crescimento percentual dos seus fluxos turísticos até o ano 2030. Em 2011, a média de crescimento do setor turístico foi de 5,3%, abaixo da média apresentada por regiões já consolidadas, tais como a Europa (6%) e da Ásia (5,6%), o que comprova o potencial não aproveitado.
No Ceará, os quase três milhões de turistas de 2011 geraram receita direta de R$ 4,5 bilhões. A partir de dados como este, da análise e diagnóstico situacional e do planejamento estratégico, será elaborada a parte operacional do Plano. Para Jeanine, estes números norteiam "o trabalho realizado tirando fotografias do Ceará sob vários pontos de vista, inclusive, o que nós queremos que o Ceará seja”.
O Plano de Marketing Turístico é elaborado por um consórcio formado pelas consultorias Iber-Geo, da Espanha; Chias Marketing; 333 Propaganda e a Universidade Las Palmas (Espanha). Os trabalhos iniciaram em janeiro e a previsão é que o Plano esteja concluído até meados de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário