Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

TERMINA HOJE COM ÊXITO A XVI PECNORDESTE

ABERTURA DO EVENTO

Com a presença de grande público, inclusive de muitas autoridades, começaram na noite de segunda feira,18,  no Centro de Convenções do Ceará, o XVI Seminário Nordestino de Pecuária- Pecnordeste e a  XVI Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, importantes eventos promovidos pelo Sistema Faec/Senar, Sebrae-CE ,Sindicatos Rurais, com o apoio de diversos parceiros.
As expectativas otimistas dos promotores da PECNORDESTE certamente serão confirmadas até  hoje, último dia do evento, tanto em relação a negócios como em termos de presença de público.  Cerca de 280 expositores estão mostrando a grandeza do seus empreendimentos, com produtos variados, em que são destaques  bovinocultura, avicultura, caprinovinocultura, suinocultura,equinocultura, apicultura, pesca e aquicultura, estrutiocultura, turismo rural e artesanato. A Feira conta com expositores de diversos ramos da cadeia produtiva e está localizada no Bloco C. Entre eles, Bayer,Vaccinar, Integral Mix, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Acc,Agroaves, Unamel, Aceaq, Leite & Negócios, Fatene, Royal Canin, Nutrimar, Leffersagropecuária, Emape, Gpa,Polinutri
A abertura do evento contou com a presença de altas autoridades estaduais, federais e municipais, deputados,  professores e personalidades de expressão da agroindústria e de outros segmentos de negócios ligados ao campo.
 A participação musical da dupla sertaneja cearense Ítalo e Renno foi bastante aplaudida, principalmente quando executou  a música “Ceará Terra da Luz” e  fez  homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no ano do seu centenário.
ORADORES – Em seu discurso de abertura do XVI Seminário Nordestino de Pecuária, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Viriato de Saboya Neto falou sobre  a questão  situação climática vivida pelo Nordeste, onde mais de mil municípios chegaram estado de calamidade publica. Disse que, assim mesmo,  os organizadores do PECNORDESTE tiveram a coragem de realizar o evento, na certeza de que o mesmo irá proporcionar maiores conhecimentos para que o homem se prepare cada vez mais para enfrentar as adversidade da natureza.
O representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil -CNA, Fábio Salles Meirelles Filho, fez comentários críticos sobre  os benefícios concedidos pelo Governo Federal utilizados como medida para os produtores rurais prejudicados pela estiagem do Nordeste. Adiantando que os recursos necessários para os produtores, quando eles buscam, se amarram na burocracia. Também teve postura em relação  à Presidente Dilma Rousseff em relação ao  Codigo Florestal.
O Secretário Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim , que representou o governador Cid Gomes, destacou a importância da participação dos secretários municipais de agricultura de vários municípios  no PECNORDESTE em busca da evolução produtiva e tecnológica. ]
Homenagens – Ponto alto da abertura da Pecnordeste foi a homenagem prestada ao professor Prisco Bezerra (Medalha do Mérito Rural); ao presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio Bezerra  (Categoria Política); ao empresário Livino José Silveira Soares Sales, presidente da Associação dos  Carcinicultores da Costa Negra (Categoria Produção e/ou Liderança Rural); e ao dr. Clinton Saboya Valente (Categoria Cientifica , Econômica, Tecnológica ou de Ensino).
O presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio Bezerra,  falou em nome dos homenageados, quando manifestou todo seu sentimento em " carregar no peito, a medalha que leva o nome de seu saudoso avó, Prisco Bezerra, que foi engenheiro agrônomo ,botânico tendo emprestado todo seu talento na formação da Universidade Federal do Ceará.
NOVIDADE - Este ano a grande novidade é o I PECLEITE, um evento especializado do segmento de bovinocultura e caprinovinocultura leiteira, com a participação de cerca de 100 animais de alta linhagem, por meio do Concurso Leiteiro, onde os campeões receberão troféus, premiação em dinheiro e certificações do concurso.
PALESTRAS GLOBAIS - Na segunda-feira, a programação foi dos gestores municipal. Também no dia 19, de 16 às 18, horas, houve a primeira palestra global, com o tema : "A Pecuária Nordestina e o novo Código Florestal",  ministrada pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da Comissão de Agropecuária da Câmara Federal. A importância da Transnordestina para o desenvolvimento da pecuária regional, foi ontem será ministrada  pelo Diretor de Infra estrutura e Logistica da CNA, José Ramos Torres de Melo Filho. Ontem e hoje, na sala B3, no Bloco B,  acontecem diversos encontros abordando assuntos ligados aos segmentos da agropecuária.
Ontem houve  o 1° Encontro de Secretários de Pesca e Aquicultura, ou similares, das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Hoje, está acontecendo o 1° Encontro das Associações/ Cooperativas de Piscicultores do Estado do Ceará e o  Encontro das Associações de Engenheiros de Pesca do Brasil
Durante o PECNORDESTE estão sendo ofertados minicursos e oficinas promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR-CE por meio da coordenadora da Promoção Social, Ana Kelly Cláudio. É destaque a programação técnico-científica com a participação de representantes de diversos órgãos públicos e privados, entre os quais
TURISMO NO ESPAÇO RURAL E NATURAL - O turismo no meio rural é uma das diferentes modalidade de turismo, praticada por famílias de agricultores dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano e rural.
Durante o XVI Pecnordeste, o segmento está presente durante os três dias. Estão sendo repassadas para um bom público muitas informações através de palestras,  debates e mesas-redonda.  Andréia Roque, Sérgio de Araújo Lima Aguiar, Anya Ribeiro de Carvalho, Circe Jane Teles da Ponte, Marcio Roberto do Rosário e Marcio Roberto do Rosário e José Evando de Souza. Importante tem sido a participação do Presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural- ABRATURR, Francisco de Andrade Garcez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário