Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

DESFILE DOS BACAMARTEIROS NO DIA DE SÃO JOÃO, EM CARUARU

Bacamarteiro atirando

No dia 24 de junho, dia de São João, é também comemorado o Dia do Bacamarteiro. Em Caruaru, a data é comemorada com um tradicional desfile que este ano reunirá 28 batalhões e cerca de 800 homens. O desfile sairá do SESC por volta das 15h e seguirá pelas principais ruas do centro da cidade até o Polo das Quadrilhas, no Arraial Gonzagão, na Estação Ferroviária, onde receberão medalhas de honra ao mérito, entregues pelo prefeito José Queiroz e o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, José Pereira.
Antes dos batalhões saírem pelas ruas, as comemorações começam no SESC, no período da manhã quando eles se reunem para a salva de tiros e um almoço especial. São grupos de bacamarteiros da zona rural de Caruaru e também de diversas outras cidades do Agreste.
A origem dos grupos de bacamarteiros, segundo contam os próprios integrantes, é que gerações anteriores foram soldados vitoriosos que voltaram das batalhas, por isso o ato de condecoração por honra ao mérito virou uma tradição secular na Capital do Forró, para relembrar a participação do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai (1864 a 1870).
A tradição se misturou ao som do Triângulo, sanfona e zabumba, instrumentos que determinam os passos da marcha dos bacamarteiros. Facilmente reconhecidos pelos trajes de zuarte (tecido de algodão, geralmente azul), chapéus de couro, alpercatas e cartucheiras. A tradição também diz que eles são responsáveis por acordar os santos padroeiros das festividades juninas através dos tiros de pólvora seca, disparados pela arma que dá nome ao grupo, o bacamarte. Além dos disparos, eles cantam e rezam para os santos.
MAIOR BOLO DE MACAXEIRA DO MUNDO - Na véspera do dia de São João, o Largo do Convento, no bairro Divinópolis recebe a festa do Maior Bolo de Macaxeira do Mundo. Na noite do dia 23, às 19h, um dos maiores representantes das comidas gigantes de Caruaru, o bolo de macaxeira, será degustado por caruaruenses e turistas que celebrarão o dia do santo que dá nome a maior festa da “Capital do Forró”.
A receita leva 80 kg de macaxeira, 30 kg de açúcar, 12 bandejas de ovos, 48 garrafas de leite de côco, 30 kg de manteiga. Toda essa mistura resulta em uma guloseima de 280 quilos e sete metros de comprimento. Esta é a sexta edição da festa que espera receber um público 3 mil pessoas.
MAIOR ARROZ DOCE DO PLANETA - O local que deu início aos festejos juninos nas ruas de Caruaru com iniciativa das Irmãs Lyra, agora sedia a Festa do Maior Arroz Doce do Planeta, amanhã (22), às 20h, na Rua 3 de Maio no bairro Nossa Senhora das Dores.
Para que a iguaria se torne a maior já apreciada, serão usados 40 kg de arroz, 40 kg de açúcar e 40 garrafas de leite condensado. Na hora do corte, 4 kg de coco ralado para polvilhar e ainda canela em pó a gosto, como tempero. Com 10 metros de extensão, o preparo da comida envolve o trabalho de 10 pessoas, moradores da vizinhança. Todos se ajudam para que o prato esteja pronto até a noite de sexta-feira (21). São esperadas em média 3 mil pessoas para provar do doce típico de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário