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sexta-feira, 22 de junho de 2012

QUANTA DIFERENÇA! R$ 1,47 BILHÃO PARA METRÔ E TREM DE SP

Uma maquete em tamanho real do monotrilho que ligará os
 bairros de  Vila Prudente e Cidade Tiradentes

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram ontem, 20, na sede do Banco, no Rio, dois contratos de financiamento, no valor total de R$ 1,47 bilhão. Um deles é referente a obras de expansão do Metrô de São Paulo, e o outro contempla modernização e reconstrução de estações do sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O diretor de Infraestrutura Social do BNDES, Guilherme Lacerda, também participou da cerimônia.
Com financiamento de R$ 922 milhões, o contrato do metrô paulista prevê a expansão da Linha 2 – Verde no sentido leste, ligando a estação Vila Prudente à estação Hospital Cidade Tiradentes por meio de sistema monotrilho. O metrô expandido prevê atender demanda de até 48 mil passageiros por hora e 550 mil passageiros por dia.
O contrato da CPTM, no montante de R$ 550 milhões, destina-se à modernização e reconstrução de 13 das 20 estações da Linha 8 – Diamante, no trecho entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.
Previstos para entrar em operação plena em 2016, os dois projetos deverão gerar cerca de 5 mil empregos diretos na fase de implantação.
EXPANSÃO DA LINHA 2 – VERDE – O investimento permitirá acrescentar 24,5 quilômetros à rede do metrô de São Paulo por meio do sistema de monotrilho em vias elevadas. O projeto contempla ainda a implantação de 17 estações e dois pátios de estacionamento.
A operação plena está prevista para dezembro de 2016, e os trechos entrarão em operação gradualmente. O trecho da etapa 1, entre Vila Prudente e Oratório, deverá começar a funcionar a partir de setembro de 2013. Em seguida, a linha será expandida até a estação São Mateus, com previsão de entrada em operação em setembro de 2014, já atendendo uma demanda estimada de 340 mil passageiros por dia (etapa 2). Por fim, o trecho entre as estações São Mateus e Hospital Cidade Tiradentes deverá ser concluído em 2016 (etapa 3).
LINHA 8 – O projeto prevê a modernização e reconstrução de estações da Linha 8 – Diamante, com novos padrões de conforto e de acessibilidade, facilitando o deslocamento de passageiros e integrando melhor o usuário à rede metropolitana de transportes.
Em 2010, a Linha 8 registrou média diária de embarques de 420 mil passageiros. Segundo projeções da CPTM, essa média deverá se elevar para 526 mil passageiros/dia em 2014, com crescimento de 25% em relação a 2010.
A adequação das estações ocorre em paralelo ao fornecimento de 36 novos trens para a Linha 8, operação já contratada e que contou também com financiamento do BNDES, no valor de R$ 946,8 milhões.

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