Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

FESTIVAL DO CAMARÃO RECEBE APOIO DO GOVERNADOR E MINISTRO


Sob aplausos, o ministro Marcelo Crivella recebeu das mãos 
de Livino Sales o  Troféu Costa Negra.
        Cerca de 15.500 pessoas estiveram nos três dias do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, em Acaraú, sendo que, na sexta-feira, 30, no “show” do José Augusto, foram cerca de 7.500 pessoas. Na quinta, 29, e sábado, primeiro de dezembro, deu uma média de 4.000 pessoas por noite, segundo revelou o controle de presenças. Mais de 10 mil quilos de alimentos foram arrecadados para distribuição com entidades assistenciais do município, segundo decisão do idealizador e promotor do festival, empresário Livino Sales. Sua esposa, Sandra, participou ativamente desse trabalho de coleta e destinação dos alimentos. 
As palestras técnicas do evento, realizadas nos dias 27 e 28, sobre diversos aspectos da carcinicultura da Costa Negra, tiveram registradas as presenças 571 pessoas, entre estudantes das Universidade Federal, Universidade Vale do Acaraú, Instituto Federal do Ceará-Campus de Acaraú, campis de outras regiões do Estado, alunos de escolas estaduais profissionalizantes, técnicos e empresários do setor. Elas foram ministradas por especialistas especialmente convidados e serviram para transmitir a esses alunos as experiências já comprovadas nas fazendas de camarão existentes em várias partes do mundo e a superioridade do camarão da Costa Negra.
APOIO - O governador Cid Gomes esteve presente ao festival conversando com os articuladores do importante evento e inteirando-se do que estava acontecendo. Aos jornalistas o Governador destacou a importância do projeto desenvolvido ali, não somente pela qualidade gastronômica, mas como um importante vetor de propulsão da economia da região. “O estado tem obrigação de olhar com mais atenção para esse projeto”, afirmou Cid Gomes.
O Ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella, também presente, ressaltou a importância da iniciativa de Livino Sales para a inserção da atividade da carcinicultura na economia da região. “Enquanto eu for Ministro estarei disposto a ajudar esse festival pela sua importância para a atividade pesqueira cearense”.
Representndo o Ministro da Agricultura Jorge Alberto Ribeiro Filho, que não pôde comparecer  para receber o Troféu Costa Negra, o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Manoel Rodrigues Júnior, disse que trazia “a palavra de incentivo e apoio do ministro Ribeiro Filho ao festival pela sua importância para esta parte do Ceará.”
Ao final do festival gastronômico, após passarem pelo crivo dos jurados internacionais e nacionais especialmente convidados, foram premiados com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze os “chefs” Luciano Ferreira – restaurante Oásis Atlântico (primeiro lugar); Eduardo Andrade – restaurante Bocca Bistrô (segundo Lugar) e Élcio Nagano – restaurante Soho (terceiro lugar). Os demais “chefs” participantes foram Juscelino Menezes – restaurante Grazzie; Alberto Martinelli – restaurante Jardim do Alchymist- e Luca Lulli-restaurante The Lab, de Jericoacoara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário