Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

BOA MUSICA EM GUARAMIRANGA E FORTALEZA


O mês de fevereiro é mais sonoro para os amantes da boa música instrumental com gaitas, cordas, sopros e vozes entoando a riqueza das composições jazzísticas e do blues. É o Festival Jazz & Blues, que começa a “afinar os instrumentos” já em janeiro, em ações formativas, tem seu grande momento durante o Carnaval em Guaramiranga e Pacoti, e continua com mais shows após a quarta-feira de cinzas em Fortaleza, Ceará.
Enquanto fevereiro não chega, mais de 400 alunos e 200 arte-educadores de Fortaleza e 20 cidades do interior do Ceará participaram de atividades que podem levá-los ao Festival Jazz & Blues. Foramas Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, do Projeto Música é para a Vida, que já terminaram no domingo, 13, totalizando 21 oficinas. Dentre os 630 participantes das 21 oficinas, foram selecionados 100 alunos e 20 arte-educadores para a etapa seguinte, que são as Residências Artísticasdo Festival Jazz & Blues na Serra, no período de 02 a 08 de fevereiro em Pacoti. Estes também estarão no palco do Festival em Guaramiranga, de 09 a 12, no show Toca Jazz. 
Em fevereiro, o Festival sobe a serra com as Residências Artísticas em Pacoti já a partir do dia 02 e, quando chegar o Carnaval, transforma Guaramiranga em um grande palco de artistas nacionais e internacionais, unindo a música e a natureza no 14ª Festival Jazz & Blues.
ATRAÇÕES - No período de Festival em Guaramiranga – de 09 a 12 – a cidade respira jazz e blues, com programação durante todo o dia. Oficinas, bate-papo com atrações, ensaios abertos e shows proporcionam grandes momentos de puro deleite musical ao público. No pós-Carnaval – de 14 a 16 – algumas das grandes atrações repetem o show em Fortaleza.
Este ano,  duas vozes femininas prometem encantar o público do Festival este ano em dois shows: a cantora Rosa Passos (BA), de carreira internacional, que em seu 16º CD, “É Luxo Só”, presta homenagem a Elizeth Cardoso; e a cantora maranhense residente em Paris Anna Torres [foto](MA/FRA), que já desponta como a “nova Diva do Jazz Brasileiro”.Merece destaque também a participação do grupo cearense Jazzera Trio, que acompanhará Anna Torres neste show. Um jovem cantor cearense é mais uma atração:  Marcos Lessa, que desponta como uma das grandes revelações da nova geração de músicos do estado.
O jazz instrumental, suas vertentes e gêneros afins entram em cena com o trombonista Raul de Souza (RJ), renomado entre os ícones do jazz internacional e da música brasileira, o nova-iorquino Scott Feiner & Pandeiro Jazz (EUA/RJ), que vem conquistando o meio jazzístico do Brasil e dos EUA, e o duo de acordeon e piano recém-formado Waldonys & Misael da Hora (CE e RJ) no show “Baião Instrumental – homenagem a Luiz Gonzaga”.
Os amantes do blues terão  Ari Borger Quartet – AB4 (SP), que além do pianista tem em sua formação Celso Salim, Rodrigo Mantovani, Marcos Klis e Humberto Zigler, e mais, “Blues n Soul Sessions”, projeto da Igor Prado Band (SP), com a especial participação dos cantores americanos de blues Tia Carroll (USA), que é uma renomada cantora de Soul de São Francisco, e J.J Jackson (USA), cantor do Sul dos Estados Unidos, que se rendeu aos encantos do Brasil, onde hoje reside.
HISTÓRIA DO FESTIVAL EM LIVRO - Esta edição será marcada pelo lançamento do livro "Nos Acordes do Jazz & Blues - Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga", que cobre toda a história do Festival, idealizado por Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, diretoras da Via de Comunicação e Cultura. 
INGRESS0OS - Já estão à venda os ingressos para os shows das 21h30 do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga. Os passaportes para curtir a música de qualidade do carnaval jazzístico cearense estão disponíveis para compra nas lojas Meia Sola dos shoppings Bambuy, Iguatemi, Aldeota e Varanda Mall, em Fortaleza, e no site www.bilheteriavirtual.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário