Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COM MUITA FESTA, SÃO PAULO COMEMORA 459 ANOS

A cidade de São Paulo, a sexta maior do mundo e a primeira na América do Sul,  estará em festas amanhã  em razão dos 459 anos de existência. E nessa data tão importante, para paulistanos ou não, as comemorações serão muitas e variadas.
 A Cidade de São Paulo nunca para. Seu lema  no brazão diz tudo"Non ducor, duco", (Não sou conduzido, conduzo).  Com mais de 19 223 897 habitantes na região metropolitna, a”cidade  que nunca dorme” e fundada em 1554 pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, considerando-se o Pátio do Colégio o marco zero, é a mais rica e dinâmica do Brasil na cultura, economia e política, predicados que a credenciam entre as maiores do mundo.Seu PIB é o décimo maior de todos os continentes.
Como não poderia deixar de ser, a programação festiva do seu anivcersário é extensa com atividades cívicas, culturais e esportivas,
SECRETARIA DE CULTURA – A Secretaria Municipal de Cultura promoverá, a partir das 15h, no Vale do Anhangabaú, o show 4 gerações cantam São Paulo, com apresentações de Zélia Duncan, que traz o show Tudo Esclarecido, uma homenagem a Itamar Assumpção, Criolo e Emicida, Arnaldo Antunes e o encerramento com a cantora Rita Lee.
O evento inédito terá abertura da cantora Zélia Duncan, que traz a São Paulo seu novo show, Tudo Esclarecido. Nesta apresentação, ela interpreta 13 canções de Itamar Assumpção, registradas recentemente em disco homônimo lançado no final do ano passado. Depois das 17 horas os shows são de Criolo e Emicida, Arnaldo Antunes, que apresentam seu mais recente trabalho Acústico MTV, lançado no final de 2011. No encerramento do evento 4 gerações cantam São Paulo a cantora Rita Lee, marca seu retorno aos palcos em seu primeiro show do ano. Rita está celebrando 50 anos de sua trajetória musical.
CONEXÃO CULTURAL -  O Museu da Imagem e do Som  promove pelo segundo ano consecutivo o Conexão Cultural, agora com mais ênfase. O evento reúne exposições, arte urbana ao vivo, música e gastronomia.
Mais uma vez, a Conexão tem como marca a interação com o público, como acontece na Exposição Remixando com Eduardo Kobra, com murais selecionados pelo artista Eduardo Kobra, que fica exposta até 9 de fevereiro. Outro destaque é a instalação Memória Revelada, que convida o público a compartilhar suas lembranças – neste caso, fotos e filmes Super 8 – e construir um grande acervo de memórias coletivas e pessoais em um mural. Quem gosta de fotografias não pode perder, ainda, o concurso e a exposição Expressões Urbanas de São Paulo, que irá selecionar imagens feitas com a câmera Lomo para exposição no espaço Nicho.Para completar a programação do Conexão Cultural São Paulo, não poderia faltar a parte gastronômica, sempre com renomados chefs preparando pratos que traduzem a diversidade paulistana. Nesta edição, o público conta com barracas de pastéis do Kioto, cachorros-quentes com salsichas artesanais de Dudu Borger e Paulo Yoller, além de tacos e tostadas da Lourdes Hernandez e ceviches e arepas, do restaurante Suri.
Hoje também o MIS apesentará  show da cantora Blubell, às 19h, com abertura de uma das bandas selecionadas pelo Festival. 
POESIA NA CASA DAS ROSAS - A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - instituição da Secretaria de Cultura, também  homenageará amanhã  os 459 anos da cidade de São Paulo, com a 9ª edição do "Sampoemas". O evento reunirá músicos, historiadores e poetas para contar a história da cidade.
Na abertura, às 14h, será apresentada uma palestra, ilustrada por imagens da cidade que vão desde o século XVI até o século XXI, sob o comando de Neuza Ribeiro. Logo após, às 16h, Letícia Tomazella e Marcos Reis apresentarão a peça "Simples Cidade", que mostra os desencontros de uma cidade cheia de pessoas.
Encerrando a programação, às 18h, acontece mais uma edição do sarau "Saraokê", com os músicos Marcelo Ferretti, Elias Benedetti, Vinicius Pereira. A atividade permite ao público recitar poemas com um fundo musical criado na hora pelos músicos.
JORNADA FOTOGRÁFICA -  A primeira edição de 2013 do projeto Jornada Fotográfica será realizada das 18h de hoje às 18h de amanhã. O encontro comemora o aniversário da cidade de São Paulo,  com a ideia  de documentar a cidade durante 24h e disponibilizar as imagens em tempo real por meio da Internet.
O ponto de encontro será no Telecentro Olido - Cibernarium. Alguns computadores serão disponibilizados para descarregar as fotos e fazer a publicação. A proposta é que, durante 24 horas, haja grupos saindo de hora em hora e que cada um deles volte depois de três horas para descarregar as fotos, sendo possível participar de várias turmas.
Colégio São Paulo
TURISMETRÔ ESPECIAL - Pelo 8º ano consecutivo, a São Paulo Turismo e Secretaria Municipal do Transporte se uniram para promover o Passeio Turístico de Trólebus, mais uma opção aos paulistanos e turistas, nas comemorações do aniversário de São Paulo. Serão passeios panorâmicos partindo do local onde São Paulo nasceu e seguindo as principais ruas e avenidas do Centro da Cidade, que contarão um pouco da história da cidadeFINAL DA COPA SÃO PAULO – Numa homenagem ao aniversário da cidade, a tradicional final da  44ª Copa São Paulo de Futebol Júnior , certame que reuniu em 25 chaves  100 clubes de  vários estados, ,  será amanhã, às 10 horas, no Estádio do Pacaembu. Santos, de São Paulo, e Goiás são os grandes finalistas
HOPI HARI -   O maior parque temático da América Latina, preparou uma promoção especial para o aniversário da cidade de São Paulo: “Criança grátis, meeeu”. Desde ontem e até 27 de janeiro, criança com até 12 anos de idade, acompanhada de um adulto pagante, entra gratuitamente no parque e poderá curtir a área temática dos super-heróis da Liga da Justiça, que acaba de ter sua estreia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário