Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A TRADIÇÃO CONTINUA NA FESTA DE SÃO PEDRO DOS PESCADORES

Tradição cultural do litoral de Fortaleza, a Festa de São Pedro dos Pescadores se repete desde a década de 1930, numa celebração da fé e da fartura dos nossos verdes mares. Assim, desde ontem e até o sábado, 29,  a Igreja de São Pedro dos Pescadores e o calçadão da Beira-Mar (nas proximidades do Mucuripe) têm,  além de atos religiosos, quermesses, apresentações de quadrilhas e bandas de forró pé-de-serra, além de barraquinhas de comidas típicas e diversas brincadeiras tradicionais, como pescaria e argola.
A festa, realizada pela comunidade de pescadores com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, terá seu ponto alto no sábado, dia de São Pedro, protetor dos pescadores, com procissão de jangadas e missa de encerramento. Na ocasião, a imagem do padroeiro da comunidade pesqueira é levada sobre um andor para alto mar.
“A tradição da Festa de São Pedro dos Pescadores se liga à arte de pescar, que é concentrada ali no Mucuripe, reduto desses pescadores. Faz parte dos pescadores, da cultura de produzir barcos e jangadas.”, ressalta o coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Alênio Carlos, que lembra ainda que a comunidade foi o mote para cenas de um filme de Orson Welles chamado “Quatro Homens e Uma Jangada”, em meados de 1940.
 BEM IMATERIAL -A Festa de São Pedro dos Pescadores, a igrejinha que leva o nome da festa e o seu entorno representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza. O registro, proposto e legitimado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), com base na Lei Nº 9.347/2008, reconhece e protege a vivência coletiva do trabalho, a religiosidade, o entretenimento, as artes e diversas outras práticas sócio culturais intangíveis e de valor inestimável. Essas expressões são preservadas e protegidas em respeito aos antepassados e gerações futuras, fortalecendo o sentimento do povo ao seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário