Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PALMAS PARA PALMAS E TOCANTINS

Sempre que podemos, participamos dos congressos da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – Abrajet-Nacional – que, anualmente, se realiza num dos Estados da Federação Brasileira.
Este ano, foi o 30º Congresso Nacional, promovido pela Abrajet-Tocantins, na planejada, espaçosa, arborizada, bela e sedutora cidade de Palmas, capital, no período de 20 a 23 de junho de 2013.
Confessamos-lhe, leitor-amigo, que, na verdade, conhecemos um pouco da capital do Tocantins e a cidade de Porto Nacional, principalmente, visitando-as, acompanhado de colegas-jornalistas, de todo o Brasil, os atrativos turísticos da supracitada capital. Ficamos hospedados no aconchegante  hotel dos Girassóis, o melhor, na cidade de Palmas. Nele, a mão de obra é qualificada e atende bem.
Tem razão quem afirma ser Tocantins ecológico, histórico e cultural, com destaque para suas belezas naturais e as criadas pela mão humana, cujo relevo é marcado por planaltos e chapadões e, no centro, a planície, sendo 90% de sua área total, ocupada pelo bioma Cerrado, afora as manifestações folclóricas, a culinária típica regional, sem falar dos serviços de apoio aos visitantes.
Em Palmas, visitamos as sedes do Governo Estadual (Palácio Araguaia), com a Rosa dos Ventos, centro Geodésico do Brasil, no hall de entrada do Palácio Araguaia, situada na praça dos Girassóis, onde se localizam prédios públicos e o monumento à Coluna Prestes; a avenida Palmas-Brasil, onde estão vários ambientes de entretenimento e de lazer  e o prédio da Prefeitura, belíssimas e funcionais construções.
Destaque merece o memorial da Coluna Prestes, o monumento Súplica dos Pioneiros, um conjunto de sete esculturas, formado por nove personagens: pai,mãe, filhos e filhas e um carneiro, escolhido para expressar o sentimento religioso do povo tocantinense e o Cruzeiro, primeiro monumento histórico de Palmas.
O passeio aos atrativos turísticos de Palmas abrangeu, também, o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, homenagem aos 17 militares e um civil que se revoltaram, em 1922, insatisfeitos com com a República Velha. Outros atrativos mereceram a nossa admiração, tais como: a  catedral Metropolitana, com a denominação de Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça dos Girassóis, o prédio da Assembleia Legislativa; o Tribunal de Justiça, dentre outras maravilhas, construídas pelas mãos do homem, sem falar de seu rico acervo material e imaterial, incluindo sua população, constituída por pessoas de todas as regiões do Brasil. Ah! As belas praias, como Graciosa, no centro da cidade, a do Prata e a popular praia das Arnos. Citem-se, ainda, os rios Tocantins e Araguaia, navegáveis em suas extensões e proporcionando paisagens lindíssimas ao amanhecer e no final da tarde.   
Visitamos, também, Porto Nacional, cidade centenária, com imagens do passado e presente do Tocantins, tombada pelo pelo Patrimônio Histórico Nacional. Dentre os pontos visitados, destacam-se a Catedral Nossa Senhora das Mercês, construída em 1894, evocando o estilo romântico (França) Toulouse a região de origem de seus construtores. Se não nos falha a memória, conhecemos o prédio do seminário, que ainda prepara jovens para o sacerdócio.
Mas, ao permanecermos, por poucos dias, na pujante Palmas, temos de elogiar a receptividade dos colegas abrajetianos, pela organização e programação do  congresso, da presença das autoridades, dos patrocinadores do evento e da população em geral. Parabéns ao presidente da Abrajet-Tocantins, Luciano Matos, que, com os demais diretores, não mediram esforços, para promover um senhor congresso nacional de jornalistas de turismo.
A capital festejará, nos próximos dias, seu jubileu de prata, ou seja, 25 anos de fundação, graças ao governador Siqueira Campos, natural do Crato, pela quarta vez administrando Tocantins, um cearense empreendedor, responsável e respeitado, que fundou – pode-se dizer - a cidade de Palmas.
Por último, um apelo: SE EU FOSSE VOCÊ, LEITOR-AMIGO, VISITARIA A SEDUTORA PALMAS e outras localidades do Estado do Tocantins. Quanto a este jornalista, resta escrever:
Palmas para Palmas e Tocantins!
Antonio José de Oliveira
Diretor da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário