Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

CHEGARÃO EM AGOSTO DUAS TUNELADORAS DA LINHA LESTE

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) acompanhou de 10 a 15 do corrente mês a realização dos testes das duas primeiras tuneladoras (TBM - Tunnel Boring Machine) na unidade da empresa  americana The Robbins Company, em Shanghai, na China. Os testes consolidam o final da etapa de fabricação dos equipamentos, dentro do prazo de dez meses. O Governo do Estado adquiriu quatro equipamentos desse tipo para serem utilizados nas obras de construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. As duas tuneladoras devem ser desembarcadas no Porto do Pecém em agosto próximo. As obras civis da linha estão em fase de licitação.
O shield como é chamada a parte dianteira, responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de extensão e cerca de 460 toneladas. Na parte traseira do shield são montados dez carros/trailers com os equipamentos auxiliares da máquina, chamado back-up da tuneladora, onde estão a Cabine de Controle, Unidade Hidráulica, Transformadores, Painéis Elétricos, Enrolador de Cabos, Sistemas de Lubrificação, de Espuma e de Injeção de Grount, Betonita, Compressores, Câmara de Primeiros Socorros, Refeitório, dentre outros. Ao todo, o shield e o backup, que formam a tuneladora,  têm 125 metros de extensão, com cerca de 737 toneladas. As outras duas tuneladoras adquiridas pelo Governo do Estado do Ceará, já estão com todos seus componentes na mesma unidade de Shaghai, e já iniciaram sua montagem para realização de testes.
OUTROS EQUIPAMENTOS - O contrato com a empresa The Robbins Company inclui ainda outros equipamentos a serem utilizados na obra. 04 Sistemas de Ventilação, sendo um para cada conjunto túnel/máquina; Correias Transportadoras para o transporte do material escavado por toda extensão dos cerca de 20 km de túneis; Formas e Equipamentos Auxiliares a serem utilizados em 02 (duas) fábricas de anéis, que deverão produzir cerca de 20 anéis/dia cada fábrica.
A Seinfra recebeu em maio passado os equipamentos para primeira Fábrica de Anéis, composto de 48 formas, sistema de transporte de segmentos (carrossel), sistema de cura e equipamentos de manipulação de segmentos, a serem utilizados pelo construtor da Linha Leste. Este mês, recebeu o Sistema de Ventilação, composto de quatro sistemas independentes para cobrir os 20km de túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário