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sexta-feira, 28 de junho de 2013

O CARNAVAL COMO PRODUTO TURÍSTICO

Transformar o Carnaval em produto turístico capaz de encantar turistas e gerar emprego e renda durante todo o ano para as comunidades envolvidas com a festa. Esta foi a ideia discutida nesta segunda (24) em reunião do secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, com representantes de entidades ligadas ao tema que foi debatido em reunião preparatória para a audiência pública “Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval”, promovida pela Comissão Permanente de Cultura da Câmara dos Deputados. Gestores públicos, acadêmicos, artistas, representantes de associações de blocos de rua aproveitaram a realização da audiência pública da Câmara para buscar apoio do governo federal para o Carnaval.  
“Não temos dúvida da importância do Carnaval para a geração de fluxo turístico em várias cidades brasileiras. No entanto, precisamos conhecer melhor o impacto da festa na economia do turismo”, afirma o secretário executivo do MTur.   Durante a reunião, ele acenou com a possibilidade de o ministério financiar estudos para aprofundar o conhecimento deste mercado.
A proposta apresentada ao secretário pelo grupo, liderado pelo deputado e membro da Comissão de Cultura Paulo Ferreira (PT/RS), é mais ampla. Envolve também projetos como a Escola do Carnaval, voltada para a preservação cultural e a formação e qualificação de mão-de-obra em profissões relacionadas à festa, como guias de turismo.

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