Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

POTENCIAL TURÍSTICO E GASTRONÔMICO

Roberto Sahium, que foi agraciado pela Abrajet/Tocantins,
 recebendo troféu entregue pela abrajeteana Luzinete Bispo
O pessoal da Abrajet/Tocantins, à frente os presidente Luciano Matos, Belmiro Gregório, Arlete Carvalho , Susana Barros e Luzinete Bispo, entre tantos outros, organizou caprichada agenda para que as potencialidades do turismo do Estado se tornassem visíveis aos congressistas e, também, conhecessem a gostosa culinária local. Assim, aconteceram muitas visitas técnicas, palestras esclarecedoras e almoços e jantares nas maiores referências da culinária da terra. 
No roteiro  de visitas:  o  Palácio Araguaia, sede do Governo, o Palácio Araguaia,  bela construção com  uma área útil de 14 mil metros quadrados com painéis apresentando a História de Tocantins.  A entrada é uma memória da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, cidade histórica do mais novo Estado brasileiro. O Memorial Coluna Prestes, obra de Oscar Niemeyer,   homenagem à passagem da Coluna Invicta, pelo Estado moderna. O primeiro edifício da nova cidade, o  Palacinho da Cultura, atualmente onde está instalado o  Museu Histórico do Tocantins, a primeira obra erguida na capital, local em que os visitantes foram recepcionados com a esmerada apresentação da Orquestra Sanfônica, constituida  por jovens estudantes.
Na programação também passeio de barco pelo Lago de Palmas, seguindo-se  visita a Porto Nacional, importante cidade pioneira do Estado,  com almoço na Ilha do Porto Real, oferecido pela Prefeitura do Município.  Porto Nacional fica a 52 km de Palmas. É do século XVIII, antes foi chamadaa de  Porto Real. No início da visita, os abrajeteanos estiveram na imponente Catedral Nossa Senhora das Merces, de 1884,  hoje tombada  pelo IPHAN. 
Um dos pontos altos ocorreu na  Praia do Prata,  local em  que foi lançado o Projeto Martim Pescador, da Prefeitura de Palmas e Secretaria da Agricultura. No momento, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, que foi agraciado pela Abrajet/Tocantins, recebendo troféu entregue pela abrajeteana Luzinete Bispo, fez a apresentação do projeto de Condomínio Aquícola Martin Pescador,  modelo inovador para produção, industrialização e comercialização de pescados e  que será implantado no Lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. O Presidente da Abrajet Nacional, jornalista Hélcio Estrella,  recebeu minuta do projeto Martin Pescador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário