Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

MOVIMENTADO CONGRESSO DA ABRAJET EM PALMAS

Mesa de abertura do Congresso
O 30º Congresso da Abrajet  Nacional, realizado de 20 a 23 últimos, em Palmas, no Tocantins, foi um dos melhores e mais objetivos dos últimos anos. Com a chancela da entidade nacional e o apoio do Governo do Estado, prefeituras municipais da Capital e de Porto Nacional, Sebrae e outras fortes empresas, a Abrajet/Tocantins organizou e promoveu um evento que atingiu seus objetivos, pois uniu assuntos do mais alto interesse da entidade dos jornalistas especializados em turismo  com a oportunidade de melhor divulgar  o mais novo Estado brasileiro. 
Iniciado na noite do dia 22, com a solenidade de abertura no Salão Nobre do Girassol Plaza Hotel, prestigiada pelas mais altas autoridades governamentais do Estado, exceção do governador Siqueira Campos que se encontrava em convalescência, o evento prosseguiu na manhã do dia seguinte com “city tour” pela bem planejada e limpa cidade de Palmas, momentos em que os congressistas conheceram a sede do governo do Estado, o Palácio Araguaia, o Memorial Coluna Prestes, o Palacinho da Cultura, a primeira construção efetiva para o que é atualmente a Capital e que hoje abriga o Museu Histórico de Tocantins. Após lauto almoço na Praia do Prata, à tarde houve palestras sobre os “Destinos Turísticos de Tocantins”, a cargo de  Omar Henneman, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (ADTUR); “Construindo um Tocantins Mais Sustentável”, por Rodrigo Vilar, da Companhia de Saneamento de Tocantins (Saneatins); e mesa redonda sobre “A Importância dos Novos Destinos Turísticos no Brasil” e subtemas “Roteiro Integrado do Consórcio do Lago de Palmas”, “Oportunidades de Investimentos no Tocantins”, “Linhas de Crédito para o Turismo” e “Pesca Esportiva”.  Na Casa de Eventos Ahãdu, à noite, o show cultural Tocantins Dourado e jantar, com a apresentação do que melhor Tocantins possui na boa música, com destaque para a regional, aí sendo aplaudidos o “ícone” Genésio Tocantins e a bonita e versátil Mônica Soares.  
No sábado, penúltimo dia da programação, pela manhã, houve um passeio de catamarã pelo Rio Tocantins, proveitosa visita à cidade histórica de Porto Nacional e almoço na Ilha Porto Real. À noite, aconteceu um jantar na sede da AMA, antes com  apresentação de quadrilha e danças típicas regionais.
No domingo, houve visita à Feira de Artesanato, almoço na Casa de Eventos Ahãdu e regresso dos congressistas às suas cidades de origem.  
ASSEMBLEIAS – A tarde do sábado, 22, foi dedicada às assembleias, objetivos principais do 30º Congresso Nacional da Abrajet. Na primeira parte, a Reunião Extraordinária tratou de modificações que se faziam necessárias à atual situação da entidade. Houve debates aprofundados sobre a agenda, finalmente com a aprovação de textos definitivos. Modificação importante foi o desdobramento em duas da Diretoria Regional no Norte, que ficou assim: Regional Norte 1, com jurisdição nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima nos Estatutos da entidade; Regional Norte 2, com jurisdição nos Estados do Pará, Tocantins e Amapá. Outra, diz respeito à composição da Diretoria Executiva.
Antônio José de Oliveira, Helcio Estrella,
José carlos de Oliveira e Fenelon Gonçalves
Em relação à Assembléia Ordinária do Congresso, tudo decorreu como o previsto, sendo ratificado que a sede do próximo Congresso Nacional será João Pessoa, em maio de 2014.
APLAUSOS – A delegação do Ceará que compareceu ao Congresso foi composta pelos jornalistas Antônio José de Oliveira (representante do presidente da Abrajet/Ceará José Rangel), José Carlos de Araújo e Fenelon Gonçalves. Todos os integrantes externam agradecimentos e aplausos à Abrajet/Tocantins, pela excelente organização do evento e recepção aos congressistas. Destaque especial para o presidente Luciano Matos e os abrajeteanos Belmiro Gregório, Luís Pires, Arlete Carvalho, Susana Barros e Luzinete Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário