Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AOS TRANCOS E BARRANCOS - NOVAS ETAPAS NA CONSTRUÇÃO DO ACQUARIO CEARÁ

Não obstante as marchas e contramarchas, a incompreensão e a má vontade de muita gente, o Acquario Ceará aos poucos vai saindo. 
O govenador Cid Gomes esteve reunido com  técnicos da ICM Reynolds (empresa americana especialistas em aquários) e outros envolvidos na construção do grande empreendimento turístico e  de estudos para atualizar o andamento das obras e dar um panorama técnico sobre as próximas etapas do equipamento. O empreendimento terá os equipamentos mais modernos e será um dos maiores do mundo. "Estou bem feliz com os resultados. Esse é um projeto pelo qual eu tenho um grande empenho e tudo o que eu puder fazer por ele, eu farei", disse Cid Gomes.
A Empresa ICM Reynolds mobilizou equipes de especialistas em aquário no mundo para o acompanhamento diário da obra. Foram iniciadas a construção dos escritórios permanentes para o início do projeto de colocação de tubos. Também será feito um controle de qualidade do concreto pra o recebimento dos tubos específicos especiais.
Em fabricação já estão a tematização interna, cobertura temática, bombas e filtros, filmes, equipamento das atrações, equipamentos mecânicos e elétricos, elementos temáticos, painéis de acrílico, equipamentos de entretenimento. A execução da estrutura de concreto estão em andamento para praça das águas e os setores de 1 a 4. Participaram da reunião o secretário de Turismo, Bismark Maia, e técnicos da ICM Reynolds (empresa americana especialistas em aquários).
SOBRE O ACQUARIO - As obras do Acquário Ceará, com 21,500m²,  sob responsabilidade da Secretaria do Turismo (Setur CE), entraram em uma nova fase. Após a conclusão da estrutura de sustentação e do subsolo, em dezembro de 2013, deve começar a instalação de estruturas subterrâneas. Técnicos da empresa estadunidense ICM Reynolds, contratada pelo Governo do Estado do Ceará para fornecer tecnologias e supervisionar a construção, chegaram em Fortaleza na terça-feira (08), com o objetivo de periciar a estrutura já feita.
Até o fim do mês, peças como canos especiais e bombas devem ser despachadas dos Estados Unidos, onde são fabricadas, para o Ceará.  O prédio principal do Acquario deve ser concluído até 2015. Quando estiver em pleno funcionamento, deve se tornar "um marco do Ceará, inserindo-o no universo das grandes obras; um local que engloba educação, trato da vida marinha e que tem tudo a ver com a nossa história e com a nossa cultura", resume o secretário.
AQUÁRIO DE PARANAGUÁ – No momento em que vêm sendo superados os obstáculos para a construção do Acquario Ceará,  conta a jornalista Nelci Seibel que “foi inaugurado na segunda-feira (13), o Aquário Marinho de Paranaguá e está aberto à visitação pública. O Aquário de Paranaguá tem 23 tanques  de água doce e salgada, para peixes de pequeno a grande porte, além de invertebrados. Dos 23, três são classificados como “tanques de toque”, onde o visitante pode encostar nos peixes. De acordo com os técnicos da empresa, a maior parte dos peixes são espécimes da Baía de Paranaguá e do Litoral, valorizando a difusão do conhecimento sobre a região. Entre os 'estrangeiros', o destaque fica para os pinguins (serão quatro) e os tubarões. O espaço foi dividido por ambientes, com ornamentação e espécies diferentes -, Rios Brasileiros, Praia Arenosa, Costão Rochoso, Recife de Coral, Tanque Oceânico, Pinguinário e Manguezal. Está localizado em um terreno de 8.000m² , com 2.200m² de área construída, em três pavimentos. Dispõe ainda de biblioteca, loja temática, lanchonete, auditório, mirante e jardim. Os ingressos custam R$ 20,00 para adultos; R$ 15,00 para crianças entre 2 e 12 anos. São isentos: crianças menores de 2 anos e aposentados ou idosos (mais de 60 anos). Até o fim da temporada, o Aquário Marinho de Paranaguá abrirá todos os dias, a partir das 10 horas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário