Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PROJETADA A CRIAÇÃO DE CORREDOR CULTURAL

Na manhã de terça-feira (21),  em reunião realizada na Reitoria da UFC, com a presença   do reitor Jesualdo Faria,  do secretário da Cultura, Paulo Mamede,  do presidente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e de  Paulo Linhares, além de outras destacadas personalidades, foi discutida a criação de  grande corredor cultural, começando no Benfica, seguindo pelo Centro e chegando até a Praia de Iracema, com programação especial de quinta-feira a domingo, integrando equipamentos públicos e particulares, promovendo maior divulgação e democratização das atividades culturais para fortalezenses e turistas. 
A ideia é integrar equipamentos tão diversos quanto o Museu de Arte da UFC e a sede do Maracatu Solar, a Concha Acústica e a Casa Amarela, o Teatro Universitário e o Teatro Chico Anysio, todos exemplos de estabelecimentos situados na Avenida da Universidade, no Benfica, em uma programação reforçada pelo projeto Ocupação – Corredor Cultural, concebida e divulgada coletivamente. Seguindo para o Centro, o Corredor abrangerá os equipamentos da Secult, como o Arquivo Público, o Museu do Ceará, o Theatro José de Alencar, a Casa de Juvenal Galeno e o novo Cine-teatro São Luiz, até chegar à Praia de Iracema, com os vários espaços culturais, com destaque para o Centro Dragão do Mar.
PRÓXIMOS PASSOS - Na reunião, foi definido que o projeto Ocupação – Corredor Cultural contará com um Núcleo Gestor, a ser formado, em um primeiro momento, por dois representantes da Secult e dois da UFC, com o objetivo de iniciar as tarefas para viabilizar o começo da programação especial, a partir de abril. Prefeitura de Fortaleza (com a qual a Secult já manteve contato sobre o projeto), diretores de equipamentos, proprietários de espaços culturais, bares e restaurantes também serão convidados a tomar parte na iniciativa. Em 15 dias acontecerá a próxima reunião sobre o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário