Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

MUITO IMPORTANTES AS REUNIÕES DA CÚPULA DOS BRICS

De significa importância mundial, principalmente para os países do Grupo,  as reuniões, em Fortaleza e Brasília,  nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2014, da  VI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS. Nesta VI Cúpula, o BRICS deu ênfase à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável. Como indicou o tema “Crescimento inclusivo: soluções sustentáveis”. 
Entre outros temas, os mandatários dos BRICS deliberaram  sobre o Arranjo Contingente de Reservas (CRA) e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O CRA constitui linha de defesa adicional para os países do BRICS em cenários de dificuldades de Balanço de Pagamentos. O NBD financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável.
EM FORTALEZA - No dia 14, foram realizadas em Fortaleza, no Centro de Eventos, no contexto da Cúpula do BRICS, reunião dos Ministros das Finanças e Presidentes dos Bancos Centrais, reunião dos Ministros do Comércio, reunião de Presidentes de Bancos de Desenvolvimento Nacional, Foro Empresarial e encontro do Conselho Empresarial do BRICS.
Já com a participação dos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff; da Rússia, Vladimir Putin; da Índia, Pranab Mukherjee, da China, Xi Jinping e da África do Sul, Jacob Zuma, na terça-feira, 15, durante Sessão Plenária da VI Cúpula dos BRICS, no Centro de Eventos do Ceará, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação de um banco e o estabelecimento de um arranjo contingente de reservas, segundo ela, dois importantes passos para o aperfeiçoamento da arquitetura financeira global. O governador Cid Gomes participou de todas as reuniões e recebeu elogios pela empenho na organização do evento e pelo Centro de Eventos do Ceará.
Em Brasília, no dia 16, ocorreu reunião final de trabalho entre os mandatários dos BRICS, desta vez com a presença dos  Chefes de Estado e de Governo da América do Sul. O diálogo dos Líderes do BRICS com seus contrapartes sul-americanos se inseriu  na prioridade concedida aos países em desenvolvimento na estratégia de "outreach" do BRICS. Na ocasião, foram assinados os protocolos finais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário