Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

OS 105 ANOS DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO

O aniversário do Theatro Municipal (Praça Floriano, na Cinelândia, centro do Rio) foi comemorado  com um dia inteiro de programação grátis. A festa na  última segunda-feira (14)  que celebrou  os 105 anos da Casa reuniu diversas apresentações. Subiram ao palco bailarinos, integrantes do coro e da orquestra sinfônica do próprio teatro, além de alunos da escola de dança mantida pelo Municipal, de um coral infantil e de uma orquestra formada por crianças e jovens das comunidades pacificadas cariocas.
O programa foi aberto às 10h, no foyer do Theatro Municipal, com o concerto do Coral Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentando canções folclóricas e composições de Mary Lynn Lightfoot, Donald Moore, Jayme Ovalle e Edmundo Villani-Côrtes, sob a regência da maestrina Maria José Chevitarese. Criado em 1989, o coral infantil já fez mais de 300 apresentações.
Às 11h, os alunos da Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa mostraram números coletivos e três coreografias assinadas por Dalal Achcar. 
O Municipal abriu  a temporada lírica de 2014 com montagem de Carmen. No início da tarde, às 13h, os solistas do coro do Theatro apresentaram  um recital com 11 trechos da ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart. Duas horas mais tarde, a Orquestra Infantojuvenil das Comunidades Pacificadas exibiu  um repertório variado, sob a regência do maestro Juliano Dutra. Às 17h, o Coro e o Conjunto de Percussão da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal apresentaram um concerto com a cantata Catulli Carmina, de Carl Orff, sob a regência do maestro Jésus Figueiredo. A obra integra a trilogia composta por Orff da qual faz parte Carmina Burana. A programação terminou às 20h, quando o público assistiu a um clássico do repertório da dança, La Bayadère (Com a Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário