O mês de maio é uma data especial para os dirigentes e sócios da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET. Por quê? Pelo simples fato de acontecer, no período de 25 a 28 do retrocitado mês, o XXIICongresso Nacional desses profissionais de imprensa, no Rio de Janeiro, precisamente em Búzios, inegavelmente detentor de um potencial turístico extraordinário.
Ano passado, fomos ao evento, em João Pessoa, capital da Paraíba, por sinal ano de renovação da diretoria da Abrajet Nacional, sendo eleita, como presidente, a jornalista Miriam Petrone. Sempre gostamos de estar presentes, visto vermos, de perto, o que nele é debatido e apresentado, com vistas a melhorar a divulgação do potencial turístico de cada Estado, nos mercados internos externos, mediante campanhas publicitárias e a participação em acontecimentos nacionais e internacionais, financiadas pelos governos federal, estadual, municipal e pela comunidade turística.
A imprensa, especializada em turismo, vem contribuindo, na verdade, para o fortalecimento e consolidação desse segmento econômico, que ainda necessita de maior aplicação de recursos financeiros, tanto em infraestrutura física, quanto em promoção dos atrativos naturais, artificiais e na prestação de serviços de qualidade.
A Associação de Jornalistas de Turismo (Abrajet), com seccionais em quase todos os Estados brasileiros, além de difundir, aqui e alhures, o que os Estados e Municípios têm de belo, útil e agradável, para deleite dos turistas nacionais e estrangeiros, cobra, também, das autoridades públicas e privadas uma atenção especial, para esse setor, por ser capaz de gerar empregos e divisas, sem falar da integração entre pessoas de diferentes localidades.
Este ano, a Abrajet-Nacional e a Abrajet-Rio de Janeiro prometem realizar um dos melhores congressos de quantos já foram promovidos, em algumas capitais do Nordeste e do Centro-Sul do país. A cada ano, o Estado promotor esmera-se em proporcionar aos abrajetianos ( é assim na nova ortografia) um congresso, que prime pela organização, pelo conteúdo dos assuntos discutidos e pela programação social.
Em nossos artigos, sempre defendemos que jornalista de turismo não deve ser um profissional procura,apenas, divulgar os produtos turísticos (atrativos, equipamentos e serviços) e, sim, preocupar-se, também, com a condução da política turística estadual, municipal e federal. De pronto, deve combater, amiudemente, o amadorismo nessa atividade.
Explicando o nosso posicionamento, afirmamos: se os governantes das três esferas não se interessarem pela promoção da denominada “Indústria sem Chaminés”, os jornalistas de turismo, por dever do ofício e por questão de profissionalismo, têm de criticar tal comportamento e sensibilizar a sociedade, para que cobre deles investimentos, para um setor, responsável pela criação de 1 emprego em cada nove criados e por impactar mais de 50 outras atividades. É importante lembrar, aqui, que turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo.
Sobre a Abrajet-Ceará, registremos que, realizou, em Fortaleza, uma série de eventos, sem falar das inúmeras vezes em que participou de encontros nacionais e internacionais, ligados ao setor turístico. Dentre as diversas promoções, podemos destacar as “Semanas Cearenses de Turismo”, os Concursos de Reportagen s e de Fotografias Turísticas (válidas para todo o Brasil), Cursos de Emissores de Bilhetes Aéreos, Ciclos de Palestras,Lançamento de Livros sobre Turismo, para citar as principais. A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Ceará, é filiada à Abrajet-Nacional e mantém ligações com outras entidades da comunidade turística local, regional e nacional.
Bem! Vamos torcer, para que o Congresso Nacional da ABRAJET atinja os objetivos propostos e que seus associados se orgulhem de pertencer a uma entidade séria, eficiente e combativa. E fica um apelo: QUE, NÓS, ABRAJETIANOS, LUTEMOS PELA EXPLORAÇÃO RACIONAL DO TURISMO, EM TODAS AS SUAS MODALIDADES, COM PROFISSIONALISMO E ÉTICA. A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-CEARÁ – criada no dia 27 de fevereiro de 1984, chega, no corrente ano, aos 21 anos de atuação no Estado do Ceará. É sucessora da Associação de Jornalistas de Turismo – AJOTECE – presidida, inicialmente, pelo jornalista Irã Benevides já falecido e que muito fez pela entidade.
A Abrajet-Ceará é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Tem, como principal objetivo, integrar profissionais de imprensa, rádio, televisão e assessores de comunicação de empresas públicas e privadas, que exerçam o jornalismo de turismo e, devidamente, registrados nas Delegacias do Ministério do Trabalho.
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará
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