Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2015

EM FOCO A POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Ex-catador Tião Santos
No auditório Gervásio Pegado, da Câmara de Dirigentes Lojistas, houve na última segunda-feira,  importante evento sobre  “ Política Municipal de Resíduos Sólidos”. Na magna abertura do Seminário, o  prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio fez   palestra , quando falou para autoridades sanitárias, técnicos,  empresários da área  e prefeitos municipais cearenses a respeito do palpitante e atual assunto
DESAFIOS - A programação científica do Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos incluiu os painéis “Os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos” com a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza, Águeda Muniz; “Planos Municipais de Gestão integrada dos Resíduos Sólidos” com Alceu de Castro Galvão Júnior (ARCE) e palestra de Antônio Henrique de Carvalho Pires, presidente da FUNASA, sobre a participação do órgão junto aos municípios na problemática dos resíduos sólidos. O Ministério Público também teve sua participação com a promotora Socorro Brilhante.
Depois dos debates foram iniciados os temas relativos ao Segundo Painel, “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos por meio de Consórcios e os Desafios para os municípios na implementação da PNRS”, com a participação de  Artur Bruno, Secretário da SEMA, e palestrantes Alceu de Castro Galvão Júnior  (Arce), Prof. Dr. Marcos Alves de Magalhães (Universidade Federal de Viçosa), Pedro Pequeno (Agenersa/RJ), Sérgio Almir dos Santos (Prefeito do município de Indaial e presidente do Consórcio Cimvi/ aterro sanitário e resíduos sólidos),  Expedito José do Nascimento, presidente da Aprece e Prefeito de Piquet Carneiro, seguindo-se debates.
EX-CATADOR FOI PALESTRANTE - Depois do intervalo para almoço, aconteceu, a partir das 14 horas,  o Terceiro Painel,   com “Avanços Tecnológicos e Soluções para a Gestão dos Resíduos”,  tendo como presidente da Mesa  Regina Rego, presidente do IDC. Os palestrantes foram  Odailton de Arruda, coordenador do Programa Coelce/Conta Verde; Cândido Henrique Bezerra, consultor, representante do Senai/Ceará;   Marco Olívio Morato, Analista técnico da OCB; Tião Santos, da Atitude Brasil, e Ricardo Castro Alves, Diretor da Indústria de Tecnologia, Máquinas e Equipamentos.
Ressalte-se que uma das palestras que mais chamaram a atenção do grande público foi a de Tião Santos, um ex-catador que, com consciência e responsabilidade pela salvaguarda do meio ambiente, tornou-se hoje requisitado  palestrante internacional, 
Coube à Prática Eventos, à frente a diretora geral  Enid Câmara, com a participação efetiva da sua equipe,  a organização do concorrido seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário