O Parque Estadual Botânico do Ceará será reinaugurado no próximo dia 1º de junho, dentro da Programação alusiva a Semana Nacional do Meio Ambiente. O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, foi ao Rio de Janeiro, acompanhado do gestor do Parque, Airton Mota, para uma visita de reconhecimento ao Jardim Botânico – JBRJ , fundado em 13 de junho de 1808, pelo príncipe regente português D. João, por constituir-se um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.
Idealizando um Parque Botânico que tenha espaço contemplativo e de lazer, o secretário Artur Bruno, conforme afirma que busca boas ideias e regras para um lazer diferenciado do que é praticado em parques públicos, revelando a preocupação em contemplar e ordenar as vertentes institucionais: área de lazer e de pesquisas científicas.
ESTRUTURA – o Parque Botânico do Ceará possui 190 hectares de mata virgem, com 182 espécies vegetais catalogadas de biomas como caatinga, tabuleiro e mata atlântica, cerca de 63 aves, além de estrutura para realização de eventos. Há no local banco de mudas produzindo 3.000 por mês, tendo hoje 10.000 unidades de 11 espécies nativas em estoque. La, cada cidadão pode pegar até cinco mudas, se assim o desejar. Há um banco de germosplasma (sementes) e um orquidário. Também podem ser vistos apiários com colmeias de abelha italiana.
PROGRAMAÇÃO – Para assinalar o festivo dia, a programação é a seguinte:
01 de junho /segunda – Reinauguração do Parque Estadual Botânico do Ceará. 09:00 -09:30 – Coral da Semace;09:30 – 10:00 – Apresentação dos índios Tapebas – Dança do Torém; 10:00 – 10:30 - Cerimonial de abertura, com a participação do Secretário do Meio Ambiente ( Sema) - Artur Bruno; autoridades, parceiros e sociedade civil; 10:30 – 11:00 – Entrega de Certificados de Parcerias.
11:00 – 12:00 – Coffe Break.
Nenhum comentário:
Postar um comentário