Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2015

“MIA CARA CURITIBA” CELEBRA A CULTURA ITALIANA

Com o Mia Cara Curitiba, Curitiba respirará a cultura italiana novamente neste maio. Entre os dias 23 e 31, diversos eventos relacionados à Itália e sua arte e cultura fazem parte da programação do festival, realizado pela Embaixada da Itália no Brasil, Consulado da Itália em Curitiba e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com produção do Solar do Rosário Arte e Cultura.
Para marcar a abertura do evento, ocorreu no último dia 11 um pré-lançamento, com show do saxofonista Enzo Favata e seu quarteto de jazz no Teatro Guaíra. Ele é um dos maiores expoentes do jazz em seu país. A grande maioria da programação terá entrada franca. No dia 13,  houve a abertura da exposição do fotógrafo Nicodemo Misiti,  no Sesc Paço da Liberdade.

PROGRAMAÇÃO  - O Mia Cara Curitiba, do dia 23 a 31 próximos, tem programação  bastante variada.  Haverá  Feira Gastronômica; Cinema ( o faroeste Al Dente,  de Sérgio Leone; Exposição de Nicodemo Misiti; Almoço Italocam (realização da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná);  Buffet temático do Senac; Histórias da imigração italiana; Mostra Fotográfica “a Festa Ru Me Paisi” (“a festa da minha cidade”); Corais Italianos ( cinco corais especializados em canções italianas se apresentam numa noite única e mágica); Fábio Bonizzoni e Camerata Antiqua (dois shows especiais); Cinema – mostra Ettore Scola; Descida de trem para Morretes (passeio de trem pela Serra do Mar); Dança Folclórica Italiana (grupos de várias partes da cidade); e bicicletada cultural (passeio de ciclistas com motivos italianos)
CURITIBA - Os imigrantes – europeus e de outros continentes -, ao longo do século XX, deram nova conotação ao cotidiano de Curitiba. Seus modos de ser e de fazer se incorporaram de tal maneira à cidade que hoje são bem curitibanas festas cívicas e religiosas de diversas etnias, dança, música, culinária, expressões e a memória dos antepassados. Esta é representada nos diversos memoriais da imigração, em espaços públicos como parques e bosques municipais.
No século XX, no cenário da cidade planejada, a indústria se agregou com força ao perfil econômico antes embasado nas atividades comerciais e do setor de serviços. A cidade enfrentou, especialmente nos anos 1970, a urbanização acelerada, em grande parte provocada pelas migrações do campo, oriundas da substituição da mão-de-obra agrícola pelas máquinas.
Curitiba enfrenta agora o desafio de grande metrópole, onde a questão urbana é repensada sob o enfoque humanista de que a cidade é primordialmente de quem nela vive. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário