Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2015

VESPERATAS DE DIAMANTINA ENCANTAM E ATRAEM TURISTAS DO MUNDO

Terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira e localizada na região de Jequitinhonha em Minas Gerais, Diamantina recebe milhares de turistas que vão à busca de sua rica história, casarões centenários, artesanato, sua saborosa culinária e claro, as diversas atrações culturais que fazem parte do calendário oficial de eventos da cidade durante todo o ano, com destaque para as famosas Vesperatas. As datas deste ano (30 Maio} * {20 e 27 Junho} * {11 e 25 Julho} * {15, 22 e 29 Agosto} * {19 e 26 Setembro} * {03 e 17 Outubro}.
Sobre a Vesperata: O nome Vesperata é uma adaptação do termo vésperas, da mesma forma que das matinas eclesiásticas - que antecediam habitualmente as missas das almas - adaptou-se o termo matinada. Que das serenas - canção trovadoresca - adaptou-se o termo Serenata. O retorno dos músicos às janelas e sacadas dos velhos casarões foi sugerido como atrativo que Diamantina poderia apresentar como substância de sua alma musical. E a partir de 1999 para comemoração do título de Patrimônio da Humanidade, nasce no berço da tradição diamantinense a Vesperata, que desde a sua concepção como evento cultural, adquiriu ao longo dos anos um vulto capaz de encantar turistas do mundo inteiro. Instalada na Rua da Quitanda, ela faz parte do calendário de eventos oficial da cidade de Diamantina e ocorre quinzenalmente durante sete meses, entre Abril a Outubro, havendo algumas apresentações extras, de acordo com datas comemorativas específicas.
A Vesperata, por seus elementos culturais riquíssimos e fortíssimo sendo um deles a musicalidade diamantinense é considerada um Patrimônio Imaterial da cidade. Consulte o agente de viagem.
                                Jornalista Sérgio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário