Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

DOMINGO, O ENCERRAMENTO DA 17ª BIENAL DO LIVRO NO RIO

Mauricio de Souza e Thalita Rebouças com os
personagens Mônica e Cebolinha, na Bienal
Com o mesmo êxito dos anos anteriores, está acontecendo no Rio de Janeiro a 17ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, certame que marca o calendário cultural brasileiro. A grande festa cultural foi aberta na semana passada, dia 3, com  o emocionante discurso de Mauricio de Sousa,  que já recebeu o Prêmio José Olympio,  concedido pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O criador da Turma da Mônica é o homenageado desta edição.. Ele lança 42 livros durante o evento  por diversas editoras. O prefeito Eduardo Paes abre a programação cultural
Esta  Bienal também homenageia a Argentina, que foi representada na cerimônia de abertura pelo embaixador do país no Brasil, Luis María Kreckler, e pela embaixadora Magdalena Faillace, diretora geral de assuntos culturais do ministério das relações exteriores e culto. 
Nesta edição,  há considerável  aumento no investimento na programação e mais espaço para a circulação do público. Além do investimento crescente na programação cultural,  que triplicou desde 2009 e já aumentou 12% em relação à última edição, a Bienal do Livro Rio está de olho no conforto do público. Este ano, com o uso da praça central do Riocentro, de jardins que antes não eram acessíveis e a expansão da área de alimentação externa, a metragem total do evento vai passar de 55 mil m² para 80 mil m².
OS TRÊS ÚLTIMOS DIAS – Os amantes das mais variadas opções de leitura encontrarão na Bienal motivos de muita satisfação, com muitas de atividades. Hoje, entre as ofertas, são destaques: Café literário- no Pavilhão 3 – Azul. Feito de Homens e Livros: A Formação de Leitores no Brasi. São destaques Ignácio de Loyola Brandão,Tânia Rosing,Julio Ludemir,Marisa Lajolo e Volnei Canônica. No Pavilhão 4 – Verde, o Café apresenta  O próximo da fila: Desejo, projeto e o mundo do trabalho. Transformando o mundo pelo fazer . Luana Cavalcante e Henrique Rodrigues.
Amanhã, no Café literário - Pavilhão 3 – Azul Rio 450 anos, um dos destaques é  Vida cotidiana no Rio de Janeiro. Já no Pavilhão 4 - verde - Auditório Madureira. Conexão Jovem Sophie Kinsella
Aguarda-se a maior movimentação para domingo, quando haverá o  encerramento da Bienal. No Café literário,  no Pavilhão 3 – Azul – o grande tema será Noel Rosa e Cartola: O Samba do Rio. João Máximo,Luiz Ricardo Leitão e Denilson Monteiro. 
Com investimento de R$ 36,8 milhões, o evento, resultante de uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) e a Fagga | GL events Exhibitions, conta com a participação de 950 expositores e a participação de 218 convidados nacionais e 27 estrangeiros, que conversam com o público em espaços informais do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário