Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

EXPOECE-2015 E FEIRA DOS MUNÍCIPIOS - COMEÇA DOMINGO A EXPOECE-2015 E A FEIRA DOS MUNÍCIPIOS

A 61ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará começará no domingo próximo, 13, com término previsto para o sábado, 20. Será no Parque de Exposições Governador César Cals de Oliveira, de propriedade da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em Fortaleza.  As secretarias responsáveis pelo evento são a SDA e a Seapa (Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará. Participam ainda os Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae, Faec, para citar as principais organizações envolvidas nesse evento.
A solenidade de abertura ocorrerá às 17 horas, com a presença do governador Camilo Santana, dos secretários do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e Osmar Baquit, do presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, prefeitos, extensionistas locais, regionais e estaduais, bancos do Brasil e do Nordeste, além de autoridades do setor agropecuário cearense, representantes de associações e sindicatos rurais, agricultores e convidados especiais, pertencentes a organizações públicas e privadas.
FEIRA DOS MUNICÍPIOS - Paralelamente à Expoece, ponto de referência regional, atraindo criadores  não só do Nordeste, mas de todo o Brasil, em decorrência da participação dos plantéis de outros estados,  haverá a Feira dos Municípios. Nos estandes, serão comercializados gêneros alimentícios, bebidas típicas e peças do rico e criativo artesanato cearense. Durante o evento,  serão vendidos também animais e haverá leilões de animais, tais como bovinos, caprinos, ovinos, suínos, aves e também um  concurso leiteiro com entrega de prêmios aos vencedores. 
O coordenador-geral da Expoece, Engenheiro Agrônomo Paulo Helder de Alencar Braga, vice-presidente da Faec, e presidente da Associação Criadores de Suínos, disse ter sido reservado, dentro do Parque de Exposições, um espaço para que os municípios possam mostrar suas atrações como a Festa do Interior, dentro da capital, congregando os conterrâneos que residem em Fortaleza. Da programação consta um desfile de bandeiras dos municípios, na abertura da Expoece.
A EMATERCE NA EXPOECE - Este ano, a Ematerce, no estande institucional, divulgará, por meio de banner, as  principais ações extensionistas, a distribuição de peças técnicas, exibição de vídeos sobre agropecuária. Nos estandes dos agricultores familiares assistidos, mostrará e venderá produtos, oriundos da Agricultura Familiar, como: castanhas e pseudofrutos,  doces, rapaduras, cajuínas, mel de caju, geleias, licores, além de outros gêneros alimentícios da denominada indústria rural caseira, incluindo alimentos, sem o uso de agrotóxicos, produtos orgânicos, afora a comercialização de peças artesanais de couro, madeira, tecido, palha, barro. Serão vendidos também máquinas e equipamentos agroindustriais.
ESTANDES– São estes os estandes de  agricultores-familiares pela Ematerce:
Manhas e Castanhas – Fortaleza; Engenho Tradição – Pindoretama; Cachaça Rapariga – Viçosa do Ceará; Artcrom – Nova Russas; Produtos Padre Cícero – Paracuru; Banana Passa Andradina – Palmacia ;  Pimenta Ardoza – Pacoti; Produtos Orgânicos Joya – Guaramiranga; Tapiocaria Recanto do Sertão – Eusébio;  Cachaça Gole de Ouro – Cascavel;   Cooperai – Trairi; Fape – Itatira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário