Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NA BACIA DO CEARÁ - MAIOR NAVIO SÍSMICO À PROCURA DE PETRÓLEO E GÁS

A Bacia do Ceará, a partir deste mês de setembro, é cenário de uma pesquisa que visa avaliar se o subsolo marítimo cearense possui potencial para explorar e produzir petróleo e gás. O maior navio sísmico do mundo (Ramform Atlas - foto) deve examinar mais de 7.000 km² da costa marítima cearense. De acordo com o diretor de desenvolvimento e infraestrutura operacional da Cearáportos, Waldir Frota, o estudo, que está sendo realizado pela primeira vez no estado,  é muito importante, principalmente se os resultados forem positivos.
O estudo foi solicitado pela pelas empresas Chevron, Exxon, Premier Oil e Total, responsáveis pela operação dos cinco blocos da Bacia do Ceará adquiridos na 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo - ANP, no ano de 2013.
O Terminal Portuário do Pécem, por causa da  infraestrutura adequada oferecida (profundidade, berços, equipamentos e área),  foi escolhido pela embarcação como ponto de apoio para a realização do estudo.  Atualmente, o terminal portuário cearense vive um momento importante no cenário internacional por causa da segunda etapa de expansão do  Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), que irá quintuplicar a capacidade de movimentação de carga, da sua localização estratégica e desponta como um forte candidato a receber um Hub de cargas a nível nacional, principalmente depois da ampliação do Canal do Panamá e da construção do Canal da Nicarágua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário