Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

1ª FEIRA MASSA, NO CONJUNTO SANTA TEREZINHA - REVIVE O MIRANTE COM VÁRIAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Desde a última segunda feira e até depois de amanhã, domingo, a Praça do Mirante e seu entorno, no Conjunto Santa Terezinha,  movimentam escolas municipais e a ONG Enxame, que faz 15 anos em 2015, com  atividades e arte nas suas mais diversas manifestações. É a 1ª edição da Feira Massa, um diálogo com a população, e em parceria com uma comissão de organização e curadoria que nasceu ou mora no Conjunto Santa Terezinha e arredores. O evento se propõe a descobrir vocações, reafirmar talentos e organizar uma mostra para receber não só os moradores do bairro, mas a vizinhança. 
A Feira Massa é bem mais do que um trocadilho com um dos movimentos mais relevantes da história cultural cearense, o Massafeira.  É o povo confraternizando nos bairros onde moram e visitando os bairros vizinhos. A realização da Feira Massa é do Vós, um veículo multiplataforma que dá conta, principalmente, de narrar histórias cearenses e deixar um legado para o Estado. O Vós foi lançado em agosto deste ano e começa sua atuação pela cidade de Fortaleza. A Feira Massa conta, ainda, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Ceará Pacífico, Prefeitura de Fortaleza, Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e Coelce.
PROJETO ENXAME - O Enxame é uma organização Não-Governamental, fundada em 2000, na área do Grande Mucuripe, com o propósito de trabalhar a arte-educação com elementos e códigos já utilizados pelos jovens em suas vivências dentro de seu contexto sociocultural. O processo educativo do Enxame prioriza o autoconhecimento e reconhecimento do jovem enquanto protagonista, mobilizando-o a promover intervenções socioculturais dentro da sua própria comunidade. As ações educativas são realizadas através de oficinas: RAP, Break, Grafite, Teatro, artes plásticas e eventos culturais que promovam o acesso à arte e a cultura.
Atração de hoje 23, Marcos Lessa
TERRA DA PAZ - A Feira Massa faz parte das ações do Ceará Pacífico, coordenado pelo Governo do Estado. A meta é melhorar o contexto urbano, ficar mais perto das comunidades, ouvir, dialogar de perto, entender os anseios e a vulnerabilidade de cada lugar. E assim podermos construir juntos uma cultura de paz. São ações conjuntas envolvendo Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Politica sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário