Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A CONEXÃO AÉREA SOB OS OLHARES DO CEARÁ

Os secretários André Facó (Infraestrutura) e Arialdo Pinho (Turismo) representaram o Ceará na última quinta-feira (15), na reunião em que representantes do grupo Latam, ao lado de autoridades da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apresentaram estudos sobre a localização no Nordeste de um  “hub” da TAM.
No encontro, foi mostrada a análise da infraestrutura dos aeroportos de Fortaleza, Recife e Natal, envolvidos no projeto de implantação do HUB da Latam no Nordeste.
OLHARES DO CEARÁ - O Ceará se antecipou na implantação da infraestrutura necessária para o recebimento do HUB, como a inclusão do aeroporto de Fortaleza no pacote de concessões do Governo Federal. As empresas habilitadas pela SAC para realizarem os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do Aeroporto Pinto Martins devem entregar os projetos no fim deste mês. “Foram apontados diversos pontos positivos e alguns gargalos que ainda precisam ser resolvidos para se alcançar a estrutura ideal para receber o empreendimento”, destacou Arialdo Pinho, sobre a reunião em Brasília.
Em reunião com técnicos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), na última terça-feira, 20 o
 Governador Camilo Santana, adiantou e garantiu que as adequações necessárias para que o aeroporto Pinto Martins receba o hub da TAM, serão incluídas no próximo edital de concessão do aeroporto. 
O estudo feito pela consultora global Arup apontou necessidade de ampliação de infraestrutura nos aeroportos principais das três cidades. “Os gargalos apresentados são completamente factíveis e plenamente viáveis de se resolver. O estado do Ceará se comprometeu a adotar todas as medidas necessárias junto à SAC para que sejam incluídos no plano de concessão do terminal aeroportuário, já em estudo, e garantir que todos sejam resolvidos, fazendo com que Fortaleza continue como a cidade mais indicada para a instalação do HUB”, disse André Facó. 
OUTROS HUBS? - Fortaleza poderia ser sede do “hub” da Transportes Aéreos Portuguesa.  As conversações teriam sido iniciadas por Chiquinho Feitosa, empresário e suplente do senador Tasso Jereissati,  com a direção da empresa, em Lisboa, com objetivo de  assegurar a atração do empreendimento para o Ceará. Com esse projeto, a empresa planejaria estruturar na região Nordeste a operação de seus voos regulares.
Corre a notícia que as empresas Azul e Avianca também estariam estudando a possibilidade de instalar “hubs” no Nordeste. Nada, porém, confirmado pelas empresas.
Como alegria de pobre dura pouco, pelo menos no que se refere à TAP, comente-se que a empresa portuguesa até o momento desconhece esta estoria de instalação de um “hub” no Nordeste brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário