Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PRÊMIO DO IPHAN - O CEARÁ ESTÁ ENTRE OS SETE ESTADOS CONTEMPLADOS

A cerimônia de premiação dos contemplados nos projetos vencedores da 28ª edição Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade ocorrerá no próximo  dia 27, em Brasília, no Clube do Choro. Nos dias 28 e 29 de julho últimos, acadêmicos, gestores e representantes de instituições da sociedade civil estiveram presentes na Capital da República, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para compor a Comissão Nacional que avaliou e votou os projetos vencedores desta 28ª edição.
Durante os dois dias de debates, a Comissão Nacional avaliou 57 projetos, selecionados primeiramente nas comissões de avaliação formadas nas superintendências do Iphan nos estados. 
Este ano, com aumento no número de premiados, foram contempladas oito ações dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e do Distrito Federal, divididas em duas categorias: 
Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro (CE)
Categoria I - Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural: 1. Documentário Remeiros do São Francisco (MG). 2. Ilé Omiojúàrò: Patrimônio Cultural (RJ). 3. Preservação da Tradição e da Cultura do Centro Oeste Goiano através da trilogia de Bariani  Ortêncio (GO). 4. Levantamento das casas enxaimel de Blumenau (SC) . 
Categoria II - Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural:  1. Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro (CE) - uma orquestra feita com instrumentos de barro transforma a vida de jovens em comunidade cearense.2. Re(vi)vendo Êxodos (DF) - programa mistura educação patrimonial e a pesquisa de referências culturais. 3. Do Buraco ao Mundo: Segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena (PE). 4. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO) - evento que reúne grupos culturais diversos no centro do Brasil.
Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 30 mil, além de certificado e placa de premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário