Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

TEMPORADA DOS CRUZEIROS MARÍTIMOS - DE VENEZA, O MSC MAGNIFICA TROUXE 3.200 PASSAGEIROS

MSC Lirica o primeiro de dezembro/2015
Está efetivamente se intensificando em Fortaleza a temporada de cruzeiros marítimos. Nos dias 16 e 17 de novembro último, aportaram no Terminal Marítimo de Fortaleza os primeiros navios da temporada de cruzeiros 2015/2016. O Seaborn Quest, na segunda feira, trouxe cerca de 450 passageiros. Já o MSC Lirica, na terça, foram 2.200 passageiros de várias nacionalidades. De origem italiana, o Lirica partiu de Gênova, na Itália, no dia 4 de novembro e navegou por mares franceses, espanhóis e marroquinos. O Seaborn Quest, por sua vez, partiu de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). 
No último domingo (13), chegaram ao nosso porto os turistas do navio MSC Magnifica, procedentes de Veneza. Os cerca de 3.200 passageiros foram recepcionados pela Setur/Ceará, recebendo mapas, brindes e material informativo sobre pontos turísticos e dicas de restaurantes e praias. De Fortaleza, o navio seguiu para o Porto de Santos, São Paulo. 
NORMALIDADE - Até agora, a recepção aos visitantes NA atual temporada vem dentro da normalidade. O último desembarque aconteceu com tranquilidade e os turistas foram recepcionados pela equipe da Companhia Docas do Ceará, com o apoio dos colaboradores da SETUR - Secretaria de Turismo do Estado e SETFOR - Secretaria de Turismo de Fortaleza. Os turistas receberam brindes e orientações trilingue sobre a cidade. Os táxis, sob coordenação do presidente do Sindicato Vicente de Paula Oliveira, operaram dentro da normalidade. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Corpo de Bombeiro, EMLURB e Polícia Militar do Turista - BPTUR foram contatados pela Comissão da CDC, responsável pela Operação Chegada de Navio, garantindo a colaboração destes órgãos.
CRESCIMENTO -  A movimentação de turistas brasileiros e estrangeiros pelo Terminal de Passageiros do Mucuripe cresceu 56,5% de janeiro a novembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2014. O número saltou de 6.960 passageiros para 10.896 visitantes, de acordo com dados da Polícia Federal. Os turistas são predominantemente brasileiros que residem foram do País. Esse perfil de turista representa 37% do total de passageiros e teve crescimento de 283,37% em relação ao mesmo período de 2014. 
Entre os estrangeiros, os turistas das Filipinas representam 8,7% do total. Em seguida, aparecem os visitantes da Alemanha (6,5%), da França (5,7%), da Itália (4,3%) e da Suiça (3,2%). No mesmo período de 2014, os turistas das Filipinas também foram o principal mercado, com 20,5%, seguidos pelos passageiros do Brasil (15,1%) e Reino Unido (13,1%). 
De acordo com a Companhia Docas do Ceará, de janeiro a novembro, seis cruzeiros marítimos chegaram à Capital. Eram previstos oito, mas dois deles não conseguiram chegar por más condições de tempo e maré. Ainda este mês, outro grande cruzeiro está programado para chegar a Fortaleza. O Crystal Symphony deve desembarcar no próximo dia 26. Para 2016, conforme a Docas, já estão programados nove cruzeiros para o período de janeiro a abril do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário