Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

DE 5 A 8 DE NOVEMBRO - FESTURIS, EVENTO PARA O MUNDO EMPRESARIAL DO TURISMO

Marcos, Marta e Eduardo
Após um ano de intenso de trabalho da empresa Rossi & Zorzanello, com intensas e constantes visitas de Marta Rossi, Marcos Rossi e Eduardo Zorzanello. aos mais variados centros turísticas dos vários continentes, começará no próximo dia 5 e novembro vindouro, com término marcado para o dia 8, a 27° edição do Festival de Turismo de Gramado.
Com foco quase exclusivo de negócios, mas com acentuado propósito de otimizar o turismo brasileiro, o Festuris 2015 tem o propósito de união e integração entre os vários países, com objetivo de divulgar para consolidar os melhores destinos a serem visitados.
Serão diversas e muitas as atividades durante o Festuris, assim como as rodadas de negócios, palestras e oficinas, explicitadas na programação do evento. Um dado relevante é que estarão com estandes promocionais toda a extensa cadeia produtiva do turismo do Brasil e de países dos cinco continentes, com destaque a presença das mais altas autoridades do segmento. São esperados   14 mil participantes entre expositores e convidados especiais, além de cerca de 400 jornalistas.
TURISMO FELIGIOSO - O Festuris 2015 abre espaço mais uma vez para o Salão do Turismo Religioso com a presença de destinos que apostam neste nicho de mercado. É o caso de Belo Horizonte (MG), Santa Maria(RS), Trindade (GO) e Itapemirim (ES), que estarão na feira divulgando seus destinos e roteiros religiosos.
Em uma iniciativa dos organizadores de evento e com envolvimento da comunidade, será trazida para Gramado a imagem de Nossa Senhora da Piedade. É uma parceria entre a organização da Feira Internacional, a cidade de Belo Horizonte e a Paróquia São Pedro de Gramado.
A imagem da santa, que é padroeira de Minas Gerais, ficará na cidade e está programada procissão no dia 4 de novembro, no Centro, às 20 horas, e missa às 20h30 na Paróquia São Pedro.
GASTRONOMIA - Grande carro-chefe do Festuris será a  gastronomia, num espaço que terá organização, programação e atrações que prometem surpreender os visitantes desta 27ª edição.
Serão dois dias, 6 e 7 de novembro, no Serra Park em Gramado, onde as Arenas Castelli, UCS e Abrasel oferecerão atividades como Aulas Shows com renomados chefs convidados que presentarão receitas valorizando os ingredientes regionais e especializados de acordo com o tema indicado.
A pluralidade de sabores dará o tom já que integram este espaço as cidades de Caxias do Sul e Carlos Barbosa com a culinária típica italiana, por exemplo, e o Estado do Pará que possui uma culinária rica em ingredientes com sabores únicos.
 “O Festuris Gastronomia é o carro-chefe deste ano na feira. Apostamos muito neste espaço que será um espaço especial para experiências, amostras, destinos, serviços e negócios”, destaca um dos diretores da feira, Eduardo Zorzanello.
Dentro da alameda Gastronômica também terá destaque o Enoturismo com a presença de Chile, Bento Gonçalves e Garibaldi, destinos de excelência neste nicho de mercado.
A Abrasel Hortênsias será a entidade anfitriã do Festuris Gastronomia. A entidade estará representando as casas gastronômicas de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Estes associados poderão apresentar aos visitantes da feira o que de melhor tem a oferecer.
No dia 6, às 10h40, o chef Rodrigo Paz palestra sobre Comida de Rua: Empreendedorismo Jovem e Novos Nichos de Mercado. No dia 7, às 9h30, o chef Marcos Livi, Araceli Ramos Rosaldo, Milagros Ochoa e Maria Amélia Duarte Flores apresentam a palestra Destinos Gastronômicos: Novos Movimentos no Mercado de Turismo. Às 10h50 será a vez de Fábio Sicilia, presidente da Abrasel Pará, apresenta a palestra: Pará Gastronômica - Um caldeirão de Misturas Étnicas.
TROFÉU AMIGOS DO FESTURIS – Como forma de valorizar e agradecer a contribuição de profissionais para a realização da Feira de Turismo, todos os anos o evento realiza a entrega do Troféu Amigos do FESTURIS.
Segundo a Diretora do FESTURIS, Marta Rossi, “Não são escolhidos os amigos pelo tempo de participação ou relações de amizade, e sim por ações comerciais ou institucionais que agregam valor, ideias, novas pautas ou mercados para o evento. É uma homenagem em forma de reconhecimento!”.
Serão homenageados na 27ª edição: Alexandre Sampaio, Rio de Janeiro – RJ; Carlos Alberto Krause, Porto Alegre – RS; José Moacir de Oliveira Júnior, Porto Alegre – RS; Licério Santos, Foz do Iguaçu – PR; Maria Camilla Alcorta, Londres – Inglaterra; Marcia Ferronato – RS;Paulo Santiago, Orlando – USA; Peter Weber, Porto Alegre – RS; Roberto Maia, São Paulo – SP;  Rogério Almeida, João Pessoa – PB.
ACESSO A GRAMADO –As recorrentes chuvas  que têm de forma intensa atingido o Estado do Rio Grande do Sul trouxeram alguns prejuízos em muitos pontos e estradas. Uma das mais tradicionais rotas de acesso a Gramado, a ERS-115, está prejudicada: é o acesso via Três Coroas onde o tráfego está interrompido por rachaduras na pista.
Gramado conta, ao todo, com oito opções de roteiros de chegada por diferentes percursos. Com o bloqueio da ERS-115, restam sete opções. E o principal: um trajeto mais atrativo que o outro.  
 Localizada entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, a 40 Km de Porto Alegre, a Rota Romântica é um roteiro diferenciado onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques. São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são as cidades que compõe este roteiro.
 É um caminho emocionante, com fortes valores culturais e diversos atrativo. Identificada ao longo do roteiro, a preservação da cultura germânica herdada dos imigrantes é percebida nas festas típicas, jardins esplendorosos, feiras coloniais, bandinhas típicas, grupos folclóricos. Além da viagem cultural, a região propicia o contato com a natureza de forma exuberante. As atividades são variadas como o ecoturismo, prática de esportes radicais e trilhas e muitos eventos nas cidades.
 A Rota Romântica, através da diversidade ofertada pelos 14 municípios, oferece estrutura para receber visitantes exigentes que procuram desde a culinária mais refinada a hotéis requintados, mas também agrada aqueles que buscam hospedarias familiares e a saborosa comida colonial. São aproximadamente 17 mil leitos e cerca de 600 restaurantes em funcionamento o ano inteiro.
Ao sair de Porto Alegre pela BR-116, o visitante chega até a cidade de Nova Petrópolis, passando pela Rota Romântica, atrativo turístico, onde a beleza dos plátanos encanta a todos. Ao chegar em Nova Petrópolis é só seguir pela ERS-235, rodovia com ligação direta para Gramado. O trajeto é todo asfaltado e a distância entre Porto Alegre e Gramado por este belo roteiro é de apenas 132 quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário