Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

JUAZEIRO DO NORTE - TORNOU-SE GRANDE SOB AS BÊNÇÃOS DO PADRE CÍCERO

O Cariri do Ceará engloba nove municípios na região sul do Estado: Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri. Todos eles são agradáveis e prósperos, mas os destaques maiores ficam para Juazeiro, Crato e Barbalha. Destes, não há como negar, o mais novo e o que apresenta um progresso mais vertiginoso é o que tem seu nome umbelicamente ligado ao Padre  Cícero Romão Batista, consagrado pelo povo como o Santo do Nordeste.
PASSADO DE LUTAS E PRESTÍGIO – Quando o padre Cícero em missão evangélica foi ao então lugarejo Tabuleiro Grande, pertencente ao Crato, para lá rezar a Missa do Galo,  no natal de 1871,  lá encontrou apenas  um aglomerado de casas de taipa, com a capela dedicada à Nossa Senhora das Dores. Por um destes caprichos  do destino, o novo sacerdote cratense, como que recebendo uma missão superior dos ceus,  em abril de 1872 voltou ao pobre lugarejo para ficar. Daí em diante o carismático  sacerdote batalhou não apenas na missão evangélica, mas como um homem de visão e que, gradualmente, conseguiu transformar o rincão num centro de progresso. Foi um passo para desencadear um movimento em prol da emancipação que ganhou força a partir de 1909. Padre Cícero passou a contar não apenas com os seus paroquianos mas também com a colaboração das personalidades importantes do Padre Alencar Peixoto e de José Marrocos, principais redatores do jornal “O Rebate”, combativo órgão que influenciou para que o momento alcançasse êxito. Dois anos depois, m 22 de julho de 1911, o movimento alcançou seu objetivo com  a lei n° 1.028 , quando o Tabuleiro Grande passou  a ser Joaseiro. E o Padre Cícero foi consagrado primeiro prefeito..
Carismático, trabalhador,  destimido, a partir de então o vigário  ganhou prestígio não apenas regional, mas no Estado e na esfera federal. Envolveu-se com êxito em movimentos políticos, mas e passou a ser perseguido pela Igreja Católica por causa do conhecido milagre da Beata Maria Araújo, que, segundo ficou corrente, viu transformada em sangue a hóstia que receberá das mãos do Padre Cícero. Não obstante toda a campanha da Igreja, o sacerdote viu seu prestígio aumentar junto ao povo de todo o Nordeste. E Joazeiro paulatinamente foi crescendo sob a influência do sacerdote, passando a ser um centro de peregrinação o ano inteiro, fato relevante para o vertiginoso progresso da cidade.
DESENVOLVIMENTO – Faz poucos anos que Juazeiro do Norte, a denominação oficial hoje do município, vem experimentando o   mais  acelerado progresso material e cultural. Em razão de não ter sido um cidade planejada, contudo as distorções vêm sendo paulatinamente corrigidas, adquirindo ares de cidade moderna. Nas proximidades da Serra do Araripe, sua área urbana aos poucos vai tomando novo contorno. Com clima ameno ou quente, dependendo da fase do ano.  a vegetação se resume às praças e parques, com uma área verde que se denomina  Parque Ecológico das Timbaúbas, com  bosques, razão da preservação de importantes mananciais hídricos.  É num meio ambiente deste que cresceu, a ponto de ser apontada hoje como possuidora de um razoável IDH, de desenvolvimento acelerado, com boa infreaestrutura e crescimento acelerado,  material e cultural. Não é por acaso que Juazeiro do Norte é apontada como das maiores e mais desenvolvidas do Ceará, no comércio, na indústria e na cultura. Sua população ultrapassa os duzentos mil habitantes e o seu “pib” está entre os destacados do Estado. Grandes firmas nacionais e internacionais, bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica, Itaú e  Banco do Nordeste),  estabelecimentos diversos de ensino e cultura fazem parte do dia a dia da cidade. 
De pequena extensão territorial, tem uma área urbana intensa de cerca de 30%. É destaque no Estado nos setores primário, secundário e terciário. Os grandes médios e pequenos shoppings lá estão instalados. No ensino, cite-se a Universidade Federal do Cariri - UFCA, com campus sede na cidade, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFCE,  e a Faculdade de Tecnologia CENTEC – FATEC, bem assim a Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN, a Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ, a Faculdade Leão Sampaio - FALS, a Faculdade Paraíso - FAP e a Universidade Patativa do Assaré - UPA.
 Para resumir, diga-se que Juazeiro do Norte é uma terra que se moderniza a todo o momento, ligando-se ao mundo através do Aeroporto Orlando Bezerra de Meneses, da Companhia Ferroviária do Nordeste e um Metrô faz a ligação com a outras importante cidade do Crato, berço da cultura da região. 
Da evolução de Juazeiro do Norte, contudo, um fato é decisivo. A força indiscutível que o mito do  Padre Cícero exerce fortemente ainda hoje. Do Brasil e do Nordeste de modo especial chegam a Juazeiro do Norte milhares de turistas, estimando-se que,  por ano,  sejam mais dois milhões. Com fé inquebrantável, os fieis romeiros passam de dois a três dias na cidade, rezando e visitando os locais de vivência do padre, assim como outros que com ele têm relação.  Também adquirindo peças do especial artesanato da terra, principalmente no Centro de Arte Mestre Noza.
CULTURA E TURISMO -  Enfim, para arrematar, diga-se que o progresso cultural e turístico de Juazeiro do Norte é preservado com carinho, mas evolui dia a dia. Diversas são as manifestações cultuadas na terra, como reisado, maneiro-pau e malhação de Judas, literatura de cordel,  xilografia,  dança e o  artesanato  predominante na cultura da terra. 
É aconselhável a quem  visitar a terra do “Meu Padim” conhecer a  estátua do Padre Cícero,  na colina do Horto, onde está;  o Museu Vivo do Padre Cícero;  Os Centros culturais Banco do Nordeste, Mestre Noza: os museus Memorial Padre Cícero,  o Museu Vivo do Padre Cícero, o Museu Padre Cícero: o Museu Monsenhor Muriloe e os teatros Marquise Branca. 
Enfim, é bom e agradável andar e conhecer a terra cearense que é referência nacional não apenas no turismo religioso mas pelo progresso constante e  sobretudo pelo povo hospitaleiro que lá encontrará.
AS GRANDES ROMARIAS DE JUAZEIRO DO NORTE
ROMARIA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS
Juazeiro do Norte é apontado como centro de grandes romarias católicas, todas, sem dúvida, inspiradas no mito de Padre Cícero Romão Batista. A turismo religioso da cidade cearense é um dos mais destacados no Brasil. Depois de Aparecida do Norte, em São Paulo, é a que mais recebe peregrinos  Mais de dois milhões de romeiros vão todo o ano à meca do Cariri, sendo que o maior número está nas  célebres romarias.  
As quatro romarias mais consagradas são: 
ROMARIA DE FINADOS OU DA ESPERANÇA - Esta romaria é realizada em função da memória do fundador da cidade, Padre Cícero Romão Batista e, portanto, só teve início depois que ele morreu. Ela ocorre anualmente no dia 2 de novembro, Dia de Finados. O ponto de convergência da romaria é a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em cujo interior está sepultado o Padre Cícero. Ultimamente foi adotada a denominação de Romaria da Esperança.
ROMARIA DO CICLO NATALINO - É a romaria de maior duração, pois compreende desde a Festa de Natal até o Dia de Reis. Ultimamente essa romaria tem atraído a atenção de muitos romeiros, sendo bastante diversificada,  distribuindo-se  ao longo dos dias finais de dezembro e começo de janeiro.
ROMARIA DE SÃO SEBASTIÃO - Ocorre no dia 20 de janeiro e coincide com a data da tradicional “Missa do Dia 20”, celebrada mensalmente em sufrágio da alma de Padre Cícero. 
ROMARIA DAS CANDEIAS - Esta romaria tem como ponto alto a realização da Procissão das Candeias, em homenagem a Nossa Senhora das Candeias, com ponto de partida a Capela do Socorro, de onde sai um extenso contingente de fiéis conduzindo tochas de luz (velas). No dia 02 de fevereiro, à noite,  a grande massa humana, formada em sua maior parte por romeiros de todos os estados nordestinos,  proporciona um bonito espetáculo de fé e luminosidade ao som do hino que tem como verso principal "Valei-me meu Padim  Ciço e a  Mãe  de  Deus das Candeias". O ponto de chegada da procissão é a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. ( Com Daniel Walker).

Nenhum comentário:

Postar um comentário