Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ROTA DA LIBERDADE: AULA DE HISTÓRIA NO VALE DO PARAÍBA

Formado por 39 cidades, que juntas somam 2.100.000 habitantes, o Vale do Paraíba guarda um pedaço da história da África no Brasil. Vindos principalmente de Angola e do Congo, muitos africanos chegaram escravizados à região. Libertos em 1880, muitos seguiram ali, trabalhando como autônomos nas terras onde antes atuavam como escravos. Hoje, 30% da população metropolitana do Vale do Paraíba são formados por afrodescendentes.
Toda a cultura dessa região tem forte marca da população negra, seja na alimentação, nas danças africanas como Congadas, Moçambique e Jungo, até a devoção aos santos negros, como São Benedito (cujo dia é festejado na 2ª feira após a Páscoa) e Nossa Sra. Aparecida (12 de outubro).
As mãos dos negros construíram muito da riqueza do Vale do Paraíba, com a exploração do trabalho escravo nas fazendas da região durante o ciclo do café e na construção dos solares do tempo do império.
A pedido da FEAFRO, Solange Barbosa, coordenadora da Rota da Liberdade,  que completa 10 anos em 2016,  fez um roteiro especial para os empresários africanos que virão ao Brasil participar da feira de negócios que acontece  desde ontem e prossegue até amanhã, 3. O roteiro personalizado é diferente dos 8 roteiros oferecidos regularmente pela região, baseados em economia, religiosidade e cultura do café, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário