Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

JÓIA SERRANA GAÚCHA - GRAMADO - UMA CIDADE VOCACIONADA PARA O TURISMO

No passado, foi mera passagem de tropeiros que levavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. A inspiração do nome surgiu quando, no topo da Serra, tropeiros e imigrantes inspiraram-se em pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Outras versões são as que se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.
A colonização é europeia, iniciada por imigrantes lusos em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. 
As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. 
TURISMO, A VOCAÇÃO - A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.
Desde a aprovação da Lei 2.522, em 15 de dezembro de 1954, Gramado emancipou-se de Taquara. Ao longo dos anos, a joia serrana desenvolveu ampla e qualificada infra-estrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três do Brasil. São 141 hotéis, pousadas e motéis; 9.629 leitos; 1 .140 estabelecimentos comerciais; 112 bares e restaurantes capazes de atender 10mil pessoas simultaneamente.
O município garante qualidade de vida aos seus moradores e visitantes, contando com um hospital equipado com serviço de emergência 24 horas, sete postos de saúde com atendimento gratuito e um serviço de pronto atendimento da Unimed. Os baixos índices de criminalidade contribuem para a tranquilidade dos que escolhem Gramado para viver ou passear, além do mais, duas delegacias da Polícia Civil e o destacamento da Brigada Militar, garantem a segurança.
TURISMO DE NEGÓCIOS - A descoberta do turismo de negócios como nicho de mercado, levou Gramado a construir uma invejável estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. São dois centros de eventos, o Gramado Serra Park e a ExpoGramado, que juntos somam 35.000 m2 de área e possuem infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras. Hotéis também apresentam centros de convenção com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul construiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.
A exemplo do Festival de Turismo – o FESTURIS, os grandes eventos  deram visibilidade a Gramado. É o caso, também, do Festival de Cinema, concentrando o cinema latino e brasileiro para si. O Festival de Cinema de Gramado é um evento genuinamente gramadense, contando com o envolvimento da comunidade na sua realização. 
O Natal Luz é outro exemplo do pioneirismo de Gramado na promoção de eventos. Dezenas de  espetáculos, alguns dos quais inéditos e de nível internacional, como o Show Nativitaten, que acontece no Lago Joaquina Rita Bier, com efeitos de som, luz, fogo, águas dançantes e fogos de artifício, compõem a festa natalina. A comunidade é parte do espetáculo, participando dos desfiles de Natal na Avenida Borges de Medeiros, enfeitando pinheirinhos na Tannembaunfest ou decorando suas casas e vitrines. 
Pontos Turísticos
OPÇOES ATRAENTES E VARIADAS – Gramado sempre é uma festa, com um povo hospitaleiro completando o que se possa esperar de uma cidade que tem no turismo a sua principal. A partir do Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis), tudo atrai e diverte. 
Enumerar os pontos turísticos fica até difícil, pois tudo no município de Gramado chama a atenção dos visitantes. De qualquer forma, aleatoriamente, indicamos como atrações que não podem ser desprezadas:  
 Igreja São Pedro - Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. Igreja do Relógio - A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo. Palácio dos Festivais – Cine Embaixador - Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. Rua Coberta - Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.  GREEN LAND-  Oportunidade de contato com a natureza onde se encontra um lago com lodo terápico.  Centro Municipal de Cultura -  Reúne várias atividades de cunho cultural, como o Museu Municipal Professor Hugo Daros, o Museu de Artes e salas para cursos, palestras, oficinas teatrais, artísticas e literárias. Prefeitura Municipal - Cartão postal de Gramado e exemplo típico da arquitetura gramadense. Lago Joaquina Rita Bier - Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m2, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. Lago Negro - Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Museus
do Perfume,  do Chocolate, Museu de Cera,  Mini-mundo  (Criado pela família Höppner,  em 1981), Museu Gramado (Minerais e Pedras Preciosas) e Museu Medieval.    Gramadozoo e Vinícola Ravanello (equipada com o que há de mais avançado em tecnologia de elaboração de vinhos de alta qualidade). (Com a PMG). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário