Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CARNAVAL NO NORDESTE 2016 - FORTALEZA 290 ANOS, O CARNAVAL NO CICLO DAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO

Fortaleza comemora 290 anos no próximo mês de abril. Mas, já a partir de janeiro, a Prefeitura dá início às comemorações com o Ciclo Carnavalesco 2016, que executa a sua programação oficial desde a sexta-feira (08/01) e segue com muita animação até o último dia de carnaval (09/02).
A folia irá agitar e colorir bairros nas sete Regionais da cidade, além de chegar a tradicionais espaços, como o Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Praça do Ferreira, Mocinha, Passeio Público, Mercado da Aerolândia e Avenida Domingos Olímpio. Neste ano, o Ciclo Carnavalesco 2016 traz como tema o aniversário de 290 anos de Fortaleza e privilegia em toda a sua programação a cultura e os artistas locais. 
Por mais um ano, o charme do Mercado dos Pinhões recebe com toda pompa um dos blocos mais queridos da cidade, o Luxo da Aldeia. Em janeiro, período do Pré, as apresentações acontecem sempre às sextas-feiras (dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro), a partir das 19 horas.
Durante o Carnaval, o Luxo ainda se apresenta na sexta-feira (05/02) no Aterrinho da Praia de Iracema a partir das 20 horas, retornando ao Mercado dos Pinhões no sábado (06/02) e na segunda-feira (08/02), a partir das 17 horas.
DESFILES NA DOMINGOS OLÍMPIO - No Carnaval, a alegria continua firme e espalhada por toda cidade. Na Avenida Domingos Olímpio, acontecem os tradicionais desfiles das agremiações, também selecionadas via edital público, que neste ano contou com o investimento de R$ R$ 894.000,00. 
Durante o Carnaval, a novidade é que os Maracatus terão dois dias de desfiles, sábado (06/02) e domingo (07/02), o que representa um ganho para a manifestação, que em 2015 foi registrada como patrimônio imaterial da cidade. Por lá também desfilarão Blocos, Escolas de Samba, Cordões e Afoxés. 
Além de toda a folia que contagia o público adulto, as crianças também têm bastante diversão em Fortaleza em razão do período consagrado Momo.  No dia 10/01 ocorreu um desfile com o bloco “Piquenique Bailinho” e no restante do mês de janeiro os blocos “Sivozinha Folia” e o “Pirambulando”   fazem a alegria dos pequenos até o próximo dia 31. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário