Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CARNAVAL NO NORDESTE 2016 - FREVO, MARACATUS E FOLCLORE NA FOLIA DO RECIFE

Recife é a terra do Frevo, do Maracatu, do Caboclinho. É também o lugar do Coco, do Boi, do Samba. No Carnaval, o povo com sua riqueza cultural invade as ruas da capital pernambucana e, democraticamente, faz uma das mais bonitas festas do planeta, onde cabem todos os sons, cores e muita alegria.
Celebrando esta alegria, em 2016 serão três os homenageados do Carnaval recifense: Maestro Forró e as agremiações centenárias Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e Maracatu Nação Porto Rico.
A Prefeitura do Recife com todas as secretarias municipais estão num esforço conjunto para garantir que a beleza da maior festa popular do mundo não seja comprometida e que o Carnaval ocorra da forma mais animada e ordeira possível. Além disso, promove polos de animação durante todo o Ciclo Carnavalesco. A programação, composta por 99% de atrações pernambucanas, começa logo após a Queima da Lapinha com os ensaios dos Maracatus, os Acertos de Marcha e os Concursos. Depois, a festa toma conta de toda a cidade.
Em 2016, mais de duas mil apresentações acontecerão entre os dias 5 de janeiro e  9 de fevereiro.  No total, o Carnaval do Recife reúne 52 polos oficiais, divididos em nove polos Centrais, 34 polos de Bairros, três polos Infantis e seis Corredores da Folia.
Por esses espaços passarão artistas pernambucanos como Lenine, Elba Ramalho, Spok Frevo Orquestra, Claudionor Germano, Alceu Valença, Nação Zumbi, Geraldo Azevedo, Almir Roche, André Rio, Nena Queiroga, Otto, Ayrton Montarroyos e Maestro Forró.
Também se apresentarão agremiações como o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico; o Caboclinho 7 Flexas, o Maracatu Piaba de Ouro, o Bloco da Saudade e nomes nacionais como O Rappa, Emicida, Jota Quest, Luiza Possi, Jorge Aragão, Leci Brandão e Grupo Fundo de Quintal.
Este ano, o Polo do Samba passa a ser na Rua da Moeda, já que a Avenida Nossa Senhora do Carmo abrigará o Concurso de Agremiações. Outra novidade é que a tradicional Noite do Samba no Marco Zero será no domingo, dia 7 de janeiro.
Um espaço para a família, os Polos Infantis são uma das marcas da atual gestão. Três parques da cidade (Santana, Jaqueira e Dona Lindu) se preparam para oferecer uma programação toda voltada para os pequenos.
O ano de 2015 trouxe de volta à Praça da Independência as mais tradicionais Orquestras de Frevo. Agora, em 2016, o Quartel General do Frevo volta a animar o espaço, por onde passarão nomes como os dos maestros Formiga, Duda, Nunes Lessa e Edson Rodrigues.
A FOLIA NO HOTSITE “CARNAVAL EM PERNAMBUCO”
Todos os detalhes do Carnaval pernambucano em um só lugar. É com este propósito que o hotsite “Carnaval em Pernambuco” entrou no ar no último fim de semana. A página conta com uma série de informações voltadas para os turistas e foliões que passarão os dias de Momo no Estado. O endereço www.carnavalempernambuco.com.br também terá todas as informações do reality show “Pernambuco é o Lugar”, com webcelebridades de seis estados brasileiros. 
O principal foco do hotsite é apresentar ao internauta as opções de folia e a diversidade cultural do Estado. Na seção “Roteiros da Folia”, os candidatos a foliões vão poder encontrar informações de como acontece o Carnaval nos principais polos pernambucanos, como Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Pesqueira e Triunfo. Toda a manifestação cultural e de ritmos, seja através do frevo, maracatu, caboclinho ou cavalo-marinho, vão estar à disposição dos internautas em apenas um clique. 
Quem está de olho em aproveitar os atrativos de Pernambuco para descansar durante os dias de folia também vai ter a chance de descobrir um pouco mais sobre cada um deles no hotsite. É que o “Carnaval de Pernambuco” traz um conteúdo especial na seção “Um Refresco na Folia”, com os detalhes de pontos conhecidos para uma merecida folga das festividades, a exemplo das praias do litoral norte e sul do Estado, além do paraíso de Fernando de Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário