Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

MORREU A ONÇA-PINTADA JUMA - FICOU MENOR O REFÚGIO BIOLÓGICO DE ITAIPU

O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) de Itaipu perdeu, no último domingo (17), seu maior símbolo. Às 14h30, morreu a onça-pintada Juma, ícone da fauna regional e do zoológico Roberto Ribas Lange, onde o animal vivia desde 2002. O animal foi fundamental para o trabalho de educação ambiental e ao turismo de Itaipu, e ainda contribuiu à pesquisa sobre a espécie, ameaçada de extinção no Paraná e em outros estados do País.
A morte foi provocada por uma insuficiência renal severa, provocada por infecção que acometeu os rins. O problema é comum em felinos idosos como a Juma. Sua idade era estimada em 24 anos – idade equivalente a de uma senhora centenária, se comparada a um humano.
“Ela era uma guerreira, lutou muito antes de chegar até aqui”, disse Wanderlei de Moraes, veterinário da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu (MARP.CD), que acompanhou toda a vida da onça no RBV. Foi ele quem conduziu a necropsia de Juma e, embora esperasse sua partida em função da idade, se emocionou com o momento da despedida. Para ele, e para toda a equipe de fauna do Refúgio, o clima da segunda-feira (18) foi de luto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário