Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CARNAVAL NO NORDESTE 2016 - A TRADIÇÃO DOMINA O CARNAVAL DE OLINDA

Que Pernambuco é a terra do frevo, todo mundo sabe. O ritmo típico é o destaque cultural do Carnaval de Olinda, que é repleto de alegria e diversidade.
Mas a folia olindense é muito mais do que o frevo: nas suas ruas históricas se dança maracatu, coco, samba, afoxés, ou seja, muita festa que não deixa nenhum folião parado.
Este ano, mais uma vez o Sítio Histórico de Olinda está preparado para a folia. A cidade, decorada para homenagear algumas personalidades que ajudaram a manter a cultura e tradição do Carnaval, está  ficando mais colorida com enfeites, bandeirolas e sobrinhas de frevo que se misturam com as fantasias dos milhares de foliões.
Os 5 dias de Carnaval prometem diversas atrações por toda a cidade, que conta também com shows diversificados em polos além do Centro Histórico. No último Carnaval, Olinda recebeu mais de dois milhões de pessoas (entre moradores, turistas brasileiros e estrangeiros) que lotaram suas ruas e ladeiras, famosas pela alegria contagiante dos desfiles de blocos e troças. Prévias e Blocos
O Homem da Meia Noite é Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006. O boneco místico e misterioso é símbolo do Carnaval de Olinda e abre oficialmente a folia à meia-noite do sábado de Zé Pereira para o domingo de Carnaval, com seu desfile pela Cidade Alta, com direito a papel picado, fogos e música. Todos aguardam ansiosos pela aparição do calunga gigante.
A produção e o desfile dos Bonecos Gigantes também são uma tradição olindense. Cada vez mais realistas, os bonecos retratam personalidades famosas durante um cortejo animado pelas ruas do Sítio Histórico.
Na segunda-feira da semana pré-carnavalesca, às 20h, Noite para os Tambores Silenciosos, um cortejo de maracatus de Olinda mostra nos batuques a cultura afro-brasileira, a fé e a tradição religiosa. O momento ápice da apresentação é quando todos fazem silêncio como reverência e respeito aos ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário