Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2016

CENTRO DRAGÃO DO MAR- MAIS DE 140 ATRAÇÕES CULTURAIS NAS FESTAS DOS 17 ANOS

Um dos mais importantes centros culturais do País, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completou ontem, 28, 17 anos de história, firmando-se como lugar de referência da difusão, formação e criação artística do Ceará. Para celebrar a data, o Dragão do Mar realiza a terceira edição da Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, festival que já se estabeleceu como um dos mais relevantes momentos da cultura do Estado. Desde ontem e até domingo, 1º de maio, a Maloca Dragão 2016 transbordará arte e cultura, com programação gratuita em 17 espaços do Dragão do Mar e da Praia de Iracema.
Verdadeiro panorama da mais recente produção artística cearense, a Maloca Dragão chega ainda maior à terceira edição para atender à pujante força da arte local. O maior festival de artes integradas do Ceará passa da média de 100 atrações nas duas edições anteriores para mais de 140 apresentações artísticas, das quais 90% são de cearenses ou de artistas residentes no Estado.  Durante quatro dias, performances, espetáculos de dança, teatro e circo, saraus literários e shows musicais – com destaque para 13 lançamentos – transformarão a Praia de Iracema na vitrine da arte produzida no Ceará.
Além das apresentações artísticas, a Maloca Dragão promove ainda a terceira edição da Feira Índice, feira literária com 14 selos e editoras independentes; a 3ª Semana do Cinema Brasileiro, com quatro títulos inéditos na Cidade; e a estreia do Conexões Maloca, que traz mais de dez produtores e realizadores nacionais para desbravar esse painel da arte cearense e participar de mesas-redondas com os artistas. O festival apresenta também divertida programação infantil, praça de alimentação e “after parties” gratuitas, em casas noturnas do entorno.
ATRAÇÕES INÉDITAS - Como nas edições anteriores, a Maloca Dragão 2016 apresenta grandes nomes do circuito nacional, como Mundo Livre S/A, BNegão, Karina Buhr, Bixiga 70, Hamilton de Holanda e Anelis Assumpção, cujos estilos dialogam com a produção local. A programação apresenta ainda mais uma Mostra Porto Iracema das Artes (Mopi), que reúne os projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará.
Uma das mais importantes novidades da Maloca Dragão 2016 é a chamada pública convocada pelo Centro Dragão do Mar para lançamentos e projetos inéditos no festival. De 1º a 20 de março, foram 323 trabalhos inscritos, sendo 219 em música, 86 em teatro, dança e circo, 15 em literatura e 3 de cultura popular. Deste montante, 73 projetos – todos inéditos em edições anteriores da Maloca – foram selecionados para compor mais da metade da programação do festival.
VIVA IRACEMA - A diversidade de atrações estará distribuída não só nos espaços do Centro Dragão do Mar, como também em palcos e casas noturnas do entorno. Além da Praça Verde, Praça Almirante Saldanha, Espaço Rogaciano Leite Filho, José Avelino, Teatro Dragão do Mar, Anfiteatro Sérgio Motta, Arena Dragão do Mar e Espaço Patativa do Assaré, serão integrados à Maloca: Sesc Iracema, Teatro Boca Rica, Teatro das Marias, Poço da Draga, Amici's, Let's Go Rock Bar, Estoril, Mambembe e Pirata.
CINEMA - O Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco apresenta programação especial e gratuita, durante a Maloca Dragão 2016. De 28 de abril a 1º de maio, a 3ª Semana do Cinema Brasileiro exibirá filmes inéditos em Fortaleza, que foram filmados no Nordeste ou têm a região como tema. São eles: "Xingu Cariri Caruaru Carioca", "Aracati", "Todas as Cores da Noite" e "Tropykaos".
As exibições serão realizadas a cada dia, nesta ordem, sempre às 19h, seguidas de debate com os realizadores. Ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do Dragão do Mar, a partir das 16h. Será permitida a retirada de até 2 ingressos por pessoa. Nos outros horários, o Cinema do Dragão seguirá com a programação regular.
CONEXÕES MALOCA - Expandindo o movimento iniciado na segunda edição do festival, a Maloca Dragão apresenta, neste ano, o Conexões Maloca, a partir do qual se promoverá mais uma troca entre artistas e produtores, músicos, jornalistas e realizadores nacionais do mercado da arte e da cultura. Além de estarem presentes durante os quatro dias de Maloca, desbravando esse verdadeiro painel da arte produzida no Estado, os convidados participam ainda – sexta, sábado e domingo – de mesas de debates com os artistas, explorando temas como “Festivais, Exportações e Novos Modelos de Produção Musical”, “Comunicação, Difusão e Promoção” e “Direção Artística e Produção Musical” e realizam masterclasses em trilhas sonoras para cinema e games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário