Mesa de abertura do evento |
Durante todo o dia de segunda-feira, 25, técnicos, autoridades e organizações de catadores discutiram o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e sua realidade em nossa capital e no Ceará. Na palestra de abertura, a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, expôs a realidade de Fortaleza e as tentativas que a Prefeitura vem fazendo para resolver o problema do lixo que a população faz acumular ao longo das ruas. Ela disse que a situação vem melhorando a cada dia com as iniciativas tomadas pelo poder municipal.
O seminário contou com a presença de mais de 400 pessoas divididas em dois auditórios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. Ele foi organizado pela Prática Eventos sob o comando da executiva Enid Câmara.
Chamou atenção dos presentes a palestra do Consultor Internacional de Portugal, Rui Cunha Marques, que enfocou “Lições da experiência internacional para a Efetividade da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) no Brasil.” O Dr. Rui é Professor Catedrático da Universidade de Lisboa e Consultor Internacional. Ele detalhou para a plateia as experiências de Portugal e de outros países europeus no tratamento e destinação dos resíduos sólidos.
“Gestão integrada de resíduos sólidos sob diferentes olhares” foi a palestra do engenheiro-sanitarista Alceu de Castro Galvão, que também é Mestre em Hidráulica e Saneamento, Doutor em Saúde Pública e Coordenador de Saneamento Básico da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Alceu apresentou detalhes dos projetos que o Ceará está desenvolvendo, inclusive com a implantação dos consórcios de Sobral e Limoeiro do Norte, que já obtiveram recursos do BID e deverão estar funcionando até o final do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário