Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ROMARIA DE FINADOS - MILHARES DE PEREGRINOS ESTARÃO EM JUAZEIRO DO NORTE

Como maior centro do catolicismo popular da América Latina e segundo maior centro de romarias do Brasil, depois de Aparecida(SP), Juazeiro do Norte, principal cidade do Vale do Cariri, ao sul do Ceará, é um lugar de permanente peregrinação, desde que virou capelania do Padre Cícero em 1872.
Com a história do famoso milagre de transformação da hóstia em sangue na boca da beata Maria de Araújo, Juazeiro tornou-se num grande centro de religiosidade popular. Mesmo com seu notável e surpreendente desenvolvimento urbano, populacional, comercial, industrial e cultural, mantém-se fiel aos ensinamentos e aos preceitos do seu fundador. Daí a razão de receber, diariamente, caravanas de romeiros de todo o Nordeste.
 Mas é nas oito romarias do calendário anual que Juazeiro do Norte tem sua população dobrada. Atrai, em cada uma delas, mais de 300 mil romeiros, somando, ao ano, mais de 2,5 milhões de visitantes. É tão forte e grandiosa essa expressão de fé popular que, enquanto no Brasil inteiro a Igreja Católica vem perdendo fiéis, em Juazeiro do Norte só aumenta.
De ano para ano é maior o número de peregrinos. Em Juazeiro, nessas épocas de romarias, eles entram na cidade, em ônibus e caminhões paus-de-arara, cantando benditos e com expressão coletiva de felicidade. Lotam a área central do Juazeiro que fica completamente intransitável.
 Durante dois ou três dias, fazem visitas aos principais pontos do turismo religioso na cidade: Estátua do Padre Cícero, de 27 metros de altura, e Museu Vivo Padre Cícero, na Colina do Horto; Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde começa a história do Juazeiro; Capela do Perpétuo Socorro, onde está enterrado o Padre Cícero; Santuário do Coração de Jesus, mantido pelos salesianos; e o Santuário de São Francisco, o mais belo do Nordeste. Depois das missas, confissões, orações e pagamentos Padre Cícero, de 27 metros de altura, e Museu Vivo Padre Cícero, na Colina do Horto; Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde começa a história do Juazeiro; Capela do Perpétuo Socorro, onde está enterrado o Padre Cícero; Santuário do Coração de Jesus, mantido pelos salesianos; e o Santuário de São Francisco, o mais belo do Nordeste.
AS ROMARIAS – São estas as grandes romarias:
Romaria dos Santos Reis - 06 de janeiro; Romaria de São Sebastião - 20 de janeiro; Romaria das Candeias - 02 de fevereiro; Romaria do Padre Cícero(nascimento) - 24 de março; Romaria do Padre Cícero(falecimento)- 20 de julho; Romaria da Nossa Senhora das Dores - 15 de setembro; Romaria de São Francisco - 04 de outubro; Romaria de Finados - 02 de novembro; 
A PROGRAMAÇÃO DESTE ANO - É tradição cada vez mais solidificada as visitas de romeiros de todo o Brasil ao túmulo do Padre Cícero Romão Batista, que fica situado no altar da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.  O costume ocorre todos os anos,  desde a morte do “Santo do Juazeiro””, ocorrida no dia 20 de julho de 1934, Este ano, durante as celebrações do Dia de Finados, aguarda-se que a “Meca do Cariri” receba alguns milhares  de peregrinos, a partir domingo, 29.  
No dia de finados, ao meio dia, na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, acontecerá a bênção de despedida do romeiro, momento final de toda a programação da romaria.
Conforme fonte da BasÍlica Nossa Senhora das Dores , de Juazeiro do Norte, será esta a programação a ser observada na Romaria de Finados deste ano:
De 29 de outubro a 01 de novembro: Missas na Basílica: 6h, 9h, 16h e 19h, cada dia com a presidência da celebração a cargo de Dom Bernardino Marchió “Dom Dino” – Diocese de Caruaru/PE; Dom Edimilson Neves Ferreira – Diocese de Tianguá/CE; Dom Jaime Vieira Rocha – Arquidiocese de Natal/RN; Dom Gilberto Pastana – Diocese de Crato/CE; Dom Gilberto Pastana – Diocese de Crato/CE
Missas na Capela do Socorro: 7h, 10h, 15:30h e 17h.
Dia 31 de outubro: na Basílica: 5h - Ofício das Almas (Basílica e Capela do Socorro); 9h - Missa da Criança Romeira na Basílica; 19h - Missa em memória pela passagem de aniversário do Monsenhor Murilo na Basílica; Missas na Basílica: 6h, 9h, 16h e 19h; Missas na Capela do Socorro: 7h, 10h, 15:30h e 17h; 15h no Círculo Operário São José: Reunião com os Romeiros
Dia 02 de novembro (Dia de Finados): 4h na Basílica - Ofício das Almas; 5:30h - Caminhada com a Cruz e imagem do Pe. Cícero Romão saindo da Basílica em direção à Capela do Socorro; 12h na Basílica - Despedida dos Romeiros;  Missas na Basílica: 06h, 09h 2 19h; Missas na Capela do Socorro: 6h, 8h, 12h, 14h, 16h e 18h. 
Na parte social oferecida aos romeiros haverá quermesse e show do Chapéu , na Vila Tabuleiro;
no dia 01 de novembro, após a Missa na Praça do Romeiro,  sorteio com um prêmio um carro Fiat MOBI 0km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário