Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2019

DE 24 A 26 - FORTALEZA FOI A CAPITAL MUNDIAL DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Um dos painéis das palestras
Cerca de 200 especialistas em mobilidade sustentável de todos os continentes se reuniram em Fortaleza, de 24 a 26 últimos, em uma das maiores cúpulas da temática no mundo - o “Mobilize Summit”. Organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), contou com a parceria da Fundação Volvo para Educação e Pesquisa. A realização do evento na capital cearense é parte do prêmio “Sustainable Transport Award” (STA, na sigla em inglês) conferido à cidade de Fortaleza por projetos inovadores para promoção da sustentabilidade no deslocamento urbano, por melhorar a mobilidade em geral da população, redução de gases do efeito estufa e melhoria da segurança e infraestrutura para ciclistas e pedestres.
Um troféu foi entregue ao prefeito Roberto Cláudio pelo comitê do STA durante a abertura do Mobilize Summit, na última segunda-feira (24), às 8h30. A organização destacou que a cidade tem avançado rapidamente na melhoria de ruas e do sistema de transportes, priorizando o transporte sustentável, enquanto diversas cidades no mundo continuam a priorizar o transporte individual motorizado, como carros e motocicletas.
O evento mostrou as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores, destacando Fortaleza como emergente na área e como um laboratório de aprendizado, com o tema “Reconquistando Ruas para Acesso e Mobilidade”. Outras edições da Cúpula Mobilize foram realizadas em Dar es Salaam, na Tanzânia; Santiago, no Chile; e Yichang, na China.
Agenda - Os organizadores realizaram um evento pré-Mobilize no último  domingo, no Teatro Celina Queiroz, na Unifor aberto ao público, a partir das 17h30, com o tema central da cúpula “Reconquistando Ruas para Acesso e Mobilidade”. Participaram autoridades mundiais no assunto, como o colombiano Gil Peñalosa, a ex-prefeita de Santiago (Chile) Carolina Toha, especialistas da Índia e Quênia, além do secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (SCSP), Luiz Alberto Saboia.
Todas as sessões do “Mobilize Summit” foram realizadas no Hotel Gran Mareiro, mas outras atividades também aconteceram em diferentes partes da cidade, como as visitas técnicas e intervenção temporária, similar ao do projeto “Cidade da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário