Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2019

VIVA SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO - FESTAS JUNINAS AGITAM DESTINOS EM TODO O PAÍS

A passada segunda-feira (24) marcou a passagem do Dia de São João, conhecido como 'Santo Festeiro'. Contudo, Santo Antônio e São Pedro fazem também parte das programações juninas, com atrações espalhadas por todo o país. Às comemorações religiosas juntam-se muita cultura típica, dança, música e gastronomia regional. Este ano, por exemplo, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reúne 119 festejos do tipo, registrados por secretarias estaduais e municipais de Turismo. No Nordeste, além das tradicionais festas de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que atraem multidões durante extensas programações, Aracaju (SE) oferece o Forró Caju. Organizada pela Prefeitura Municipal, com apoio do MTur, a festa proporciona quatro dias de shows com bandas locais e nacionais, como Cavaleiros do Forró, na praça Hilton Lopes. A programação começou no domingo (23) e contou com atrações programadas no dia 24, prosseguindo com os arraiás hoje, 28, e amanhã.
ARRAIÁ DO CEARÁ - Numa realização da União Junina do Ceará, do 14 até 16, a partir das 18 horas,  no estacionamento Shopping Iguatemi, aconteceu o  Arraiá do Ceará – Alegria e Tradição,  evento preparatório que escolheu a quadrilha representante do Estado  no São João do Nordeste, festival realizado pela Globo, em Pernambuco
Nas três noitadas, o estacionamento do Shopping se transformou em cidade cenográfica, com praça de alimentação oferecendo comidas típicas. A arena de apresentação das quadrilhas esteve cercada por arquibancadas destinadas a 1.600 pessoas.
NO ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA - As festas juninas em Fortaleza tiveram programação cultural para todos os públicos. Apresentações de bandas, brincadeiras e as tradicionais quadrilhas animaram o público na capital cearense de 21 a 23 de junho. Durante três dias, 14 nomes consagrados da música nacional e local participaram dos festejos.  Todo o charme e descontração das quadrilhas cearenses estiveram  presentes em um espaço dedicado aos que apreciam as apresentações culturais. Quatro quadrilhas, por noite, se apresentaram em uma especial arena. 
REDE CUCA - Durante este junho,  O Arraiá da Juventude, na Rede Cuca,   apresentou de seis quadrilhas juninas. Os grupos que participaram do primeiro dia de competições foram as infantis Zé Testinha e Flor da Garotada. Já as da categoria adulta são Paixão Nordestina, Filhos do Sertão, Zé Testinha, Encanta Ceará e Ceará Junino. Da programação constaram forró pé de serra, encenações dos tradicionais casamentos e a literatura dos cordéis que narram as festas juninas.
A segunda etapa aconteceu no Cuca Mondubim, no sábado (15/06), e a última, no Cuca Jangurussu, no dia 22/06. A cerimônia de premiação do Arraiá da Juventude 2019 acontecerá no dia 02 de julho.
MAIOR CAPITAL DE FESTAS JUNINAS – Sob os auspícios do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital, com a colaboração de entidades, a programação dos festivais, em todos os recantos da cidade, com foco maior no do Aterro da Praia de Iracema, tornam Fortaleza como a maior capital brasileira na realização de festas juninas 
BANHO DE SÃO JOÃO - Já na região Centro-Oeste, Corumbá (MS), uma das portas de entrada do Pantanal, foi palco, entre 20 e 23 de junho, do tradicional Banho de São João. Na ocasião, os 'festeiros', juntamente com seus andores, caminharam ao rio Paraguai para banhar a imagem do santo. Depois, os fiéis voltaram para o Centro Histórico da cidade, onde foi fincado o mastro junino, dando prosseguimento à festa, repleta de barraquinhas, artesanato, danças de quadrilhas e muita comida típica, bem como shows musicais.
SUDESTE - Destaque para o Arraial de Belo Horizonte (MG), organizado pela Prefeitura Municipal da capital mineira e cuja programação conta com quermesses, circuitos gastronômicos, manifestações culturais e shows em diversos lugares da cidade, como a Praça da Estação, além da apresentação de quadrilhas e da eleição do melhor grupo do gênero. A agenda inclui ainda shows musicais e a realização de cortejo junino e concurso de culinária, com encerramento no dia 7 de julho.
REGIÃO NORTE, o 38º Festival Folclórico do Centro Social Urbano do Parque 10, em Manaus (AM), proporciona um total de 24 noites de festa junina. O evento, promovido pela Associação Comunitária da região em parceria com a Prefeitura da capital, começou no último dia 8 e segue até 1º de julho, com atrações a exemplo de cirandas, quadrilhas tradicionais e cômicas, cangaços, danças internacionais e outras manifestações artísticas, além de muita gastronomia e parque de diversões.
REGIÃO SUL – Muitos festejos com variadas atrações alusivas à data também foram reservados aos sulistas. Em Camaquã (RS), cidade que integra a Rota Farroupilha, o dia 24 de junho marcou a comemoração da Festa de São João Batista, padroeiro do município. Uma das principais atrações foi o acendimento de uma grande fogueira dentro d'água, na Prainha, além de apresentações musicais, de quadrilhas e de uma praça de alimentação com comidas típicas juninas, como pipoca, pé de moleque, maçã do amor, cachorro-quente e quentão, entre outras. (Com o MTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário