Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2019

SEBRAE - TRABALHO COM AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS É DESTAQUE

O Brasil ganhou destaque internacional na publicação “Exemplos de Negócios e Políticas voltadas ao Crescimento Sustentável e Inclusivo por meio do Comércio e do Investimento”, organizado pelo governo do Japão. Trata-se de um inventário com diversos exemplos de políticas dos membros do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, e que contribuem para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. O país é destaque pela política de promoção das Indicações Geográficas (IG) - de apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas lideradas pelo Sebrae e pela Estratégia Nacional para Negócios e Investimentos de Impacto (Enimpacto), liderada pelo Ministério da Economia. As duas iniciativas, as únicas do Brasil, serão levadas para a 14ª Reunião de cúpula do G20 que será realizada entre os dias 28 e 29 de junho em Osaka.
A iniciativa destacada na publicação é o trabalho que o Sebrae realiza com os projetos de Indicações Geográficas, que visa promover ações para fortalecer e estruturar as IG brasileiras, consolidando sua importância como estratégia para o desenvolvimento e para a ampliação da competitividade das pequenas empresas. “Hoje temos 63 indicações geográficas registradas, sendo que 70% delas estão ligadas ao agronegócio, principalmente no Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais”, explica a especialista do Sebrae, Hulda Oliveira Giesbrecht. Ao todo, são mais de 30 mil produtores envolvidos no processo.
A publicação destaca que o apoio dado pelo Sebrae, além do diagnóstico, também inclui a estruturação e fortalecimento das indicações, realização de seminários, feiras, publicações, entre outros, com o objetivo de promover IG brasileiras. 
O Sebrae participa também do Enimpacto, estratégia que tem como objetivo promover um ambiente favorável para o desenvolvimento de empreendimentos que sejam capazes de gerar soluções de mercado para a sociedade, sem que isso traga problemas ambientais. Isso é feito por meio da articulação de diferentes órgãos governamentais, além de parceiros sociais, como entidades empresariais, fundações, organizações não-governamentais, entidades científicas e comunidade tecnológica. Uma das iniciativas da estratégia é a InovAtiva do Impacto Socioambiental, um programa de aceleração de empresas que gera benefícios sociais e ambientais. Ele é executado em paralelo ao InovAtiva Brasil, um programa mais amplo de aceleração de startups.

Nenhum comentário:

Postar um comentário