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sexta-feira, 28 de junho de 2019

PREFEITURA DE SALVADOR INVESTE PESADO

Salvador, na Bahia, vem buscando novos caminhos para remontar toda a sua estratégia em busca da recuperação total dos índices satisfatórios de ocupação. Sobretudo em virtude da queda no setor de eventos, por conta da desativação do antigo Centro de Convenções. Uma direção é a construção, pela Prefeitura, do novo Centro de Convenções, cuja inauguração está programada para ainda este ano.
Uma outra notícia que alenta os esforços que o Poder Municipal vem desenvolvendo são os três novos voos internacionais, semanais, que estão anunciados já para ainda o final deste mês. A Cabo Verde Airlines começou no último dia 25 o início da operação de três frequências semanais entre a Capital baiana e a Ilha do Sal, como vetor para uma nova rota destinada à Europa. Uma vez que disporá de conexões destinadas a Lisboa, Paris, Roma e Milão.
Os novos voos internacionais serão realizados às terças-feiras, quintas e sábados, saindo de Salvador às 23:30 horas e chegando à Ilha do Sal às 06:45 horas do dia seguinte. Com retorno às segundas, quartas e sextas-feiras, saindo da Ilha do Sal às 22:00hs e desembarcando em Salvador à 01:45hs.
Enquanto isto, a Prefeitura da capital baiana está promovendo gestões com o objetivo de estimular o aumento considerável da ocupação, considerando que, no ano passado, a cidade recebeu mais de 9 milhões de visitantes, e o início deste ano já contabilizar 3.7 milhões. A verdade é que o município está articulando ações destinadas a incrementar consideravelmente esses volumes. Nesse sentido, estabeleceu já parceria com as entidades Salvador Destination e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, objetivando uma série de ações de captação de novos volumes de turistas para a Capital.
Para esse fim, está disponibilizando cerca de R$800 mil, sendo que o direcionamento desses recursos objetivam a atração de congressos, feiras e eventos diversos no setor do turismo de negócios.  A grande motivação será a inauguração próxima do novo Centro de Convenções que está sendo construído pela municipalidade que, seguramente, vai mudar o perfil atual, como o grande estímulo ao turismo de negócios.
A direção das ações que já estão sendo articuladas nesse sentido vão ao Paraná, inclusive a sua Capital Curitiba, ao interior de São Paulo, além das ações internacionais com preferência para o Peru, o Chile e o Paraguai, embora sejam destinos que não possuem conexão direta com Salvador. Afirma o Prefeito, ainda, que deverá destinar mais R$6 milhões voltados para a promoção nas mídias digitais. Os primeiros anos dessa parceria serão destinados a ações no Uruguai, Argentina e Colômbia, considerando a existência de conexão direta com esses países.
A Prefeitura e as entidades mencionadas buscarão nos mercados em questão ações concentradas nos FAM shows, na capacitação de agentes e operadores de viagens, na participação em eventos específicos e em “press trips”. Já está previsto, igualmente, para este próximo segundo semestre uma outra parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) que será consubstanciada em uma outra ação específica promocional para o Peru.
Por outro lado, a Prefeitura vem enfrentando a atual crise da Avianca, que já determinou o cancelamento de inúmeros voos de Salvador. Nesse sentido, já intensificou o diálogo com as demais companhias aéreas que atuam no país, em assim as estrangeiras, objetivando atrair novos voos para a Salvador.
Com o mesmo enfoque, cerca de 20 ações decorreram da parceria da Prefeitura com as duas entidades do turismo baiano. Até então, pelo menos em torno de 20 ações objetivas foram resultantes de tal parceria, consubstanciadas num banco de dados que relaciona mais de 150 eventos futuros. Dos quais, pelo menos, 13 já confirmaram a efetivação para até 2024, enquanto 17 outros encontram-se na fase de negociações.  Paralelamente, vêm sendo capacitados profissionais para fazer frente a essas perspectivas, contabilizando nada menos do que 4.500 profissionais dos diversos setores de 34 cidades do país e da América do Sul.
Para ainda este ano, estão sendo programados os denominados “Road Shows” para cidades nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, do Centro-Oeste, Sergipe, Rio Grande do Sul, bem assim países como Argentina, Chile e Uruguai. Essas ações estão voltadas para Fam Shows, capacitação para agentes de viagens e operadores, participação em eventos e outras.
Em virtude da decisão recente adotada pelo Congresso Nacional de permitir a entrada no mercado nacional de capital estrangeiros com 100%, através, sobretudo, das chamadas companhias de baixo custo, a esperança é de que os resultados comecem a ser significativos, com a chegada ao país dessas companhias. Como a Sky Airlines, da China, que está negociando com Salvador um novo voo para a alta estação.
Enquanto isto, a Prefeitura, através do seu Secretário de Turismo, vem mantendo contatos com as demais três companhias aéreas nacional, objetivando que seja compensada a ausência dos voos da Avinca.
No mesmo contexto das ações programadas pela Prefeitura, perseguindo incentivar o aumento do fluxo de turistas, o seu titular está anunciando um projeto de lei que se destina a incentivos fiscais para o setor hoteleiro soteropolitano. Como a concessão de 40% de desconto no IPTU para os empreendimentos do respectivo setor, desde que haja contrapartida em investimentos na infraestrutura e na qualificação da mão-de-obra.

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