Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

EXPOCRATO, A FESTA SESSENTONA DO CARIRI

Houve tempo em que, no meio do ano,  em Fortaleza e  vários estados nordestinos  só se falava da Exposição do Crato. Era um encontro quase obrigatório, talvez até menos entre pecuaristas e agricultores de modo geral e mais uma festa de confraternização entre os caririenses espalhados pela mundo afora e o “Cratinho de Açúcar”.. Uma semana de alegria, reforçada já pelos 
bons negócios entre os agropecuaristas das cidades vizinhas da Princesa do Cariri.
2ª Expocrato
RETROSPECTO - Tudo começou em 1944,  com o então prefeito Wilson Gonçalves desejando ver crescer ainda mais o município, já líder na região  caririense, destacando-se na economia primária, com a rapadura como carro chefe. Criou ele neste mesmo ano, em junho, a Exposição Agropecuária, com o objetivo primeiro de melhoria do rebanho bovino (zebu) da região. O local escolhido foi o Sítio Caridade, local em que se ergueram os edifícios da Fundação Padre Ibiapina e Faculdade de Filosofia, mas a 1ª Exposição só aconteceu  no dia 4 de dezembro, com a solenidade de abertura sendo presidida pelo então governador Menezes Pimentel.
Mesmo com o êxito obtido, dificuldades não permitiram a seqüência da exitosa feira. A segunda Exposição só se realizou, na administração do prefeito Décio Teles Cartaxo. Em 1953, no período de 14 a 17 de outubro,  nas comemorações dos 100 anos de elevação do Crato à categoria de cidade. Daí em diante, o evento cresceu mais ainda, Hoje, realizada no meio do ano, é uma das referências mais significativas para a economia não Apenas do Crato, mês de todo o Nordeste. 
A 60ª EXPOSIÇÃO  Começa no próximo domingo, no Parque de Exposição do Crato, a
60ª Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados  Expocrato 201l. A grande feira, hoje uma das maiores do Brasil na área,  terminará no dia 17,  aguardando-se a presença de cerca de cem mil visitantes, com uma geração de renda superior a 54 milhões de reais,  
A parceria do evento está entre o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário  SDA, do Instituto Agropolos, da ACC  Associação dos Criadores do Crato, da ACCOA  Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio-Região do Araripe e Ematerce.
A Exposição contará com uma  feira agropecuária, inúmeros leilões e muitos shows para alegrar a todos os visitantes. Da programação constam várias atrações da MPB, entre os quais Leo Magalhaes e Furacão; Sorriso Maroto, Pouca Vogal e Dorgival Dantas; Exaltasamba, Magnificos, Forro da Xeta, Asa de Águia, Forró di Taipa,Curtiçao, Avioes,Muido e Solteiros; Garota, Capim Cubano, Calypson, Ala Ursa, Bruno e Marrone; Arreio de Ouro e Forró da Pegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário