Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROGRAMAÇÃO EXTENSA NOS 238 ANOS DE SOBRAL

Arco Nossa Senhora de Fátima em Sobral

Com uma programação festiva e cheia de atrações, a cidade de Sobral está comemorando os seus  238 anos de fundação. A Prefeitura da importante cidade cearense organizou vasta programação, iniciada no último dia 4 e que só terminará no final do mês, dia 28, com a inauguração de bem estruturado conjunto habitacional. 
A Princesa do Norte possui bastante história para contar nestes mais de dois séculos de emancipação política. O nome Sobral é uma referência à Freguesia de Sobral, no Concelho de Mortágua, pertencente ao Distrito de Viseu, Portugal.  O município aniversariante já foi chamado de Caiçara, Vila Distinta e Real de Sobral, Fidelíssima Cidade Januária de Acaraú e, a partir de 1842, recebeu a atual denominaçao. 
Sobral, antes domínio de populações indígenas, entre os quais os índios Areriús e Jaibaras, ao longo de sua trajetória, iniciada na Fazenda Caiçara , em 1726, sempre foi progressista e líder, vivendo nos primeiros tempos da criação de bovinos. Cresceu através dos anos e em certo momento chegou até superar Fortaleza. Sempre manteve importnte papel político e econômico no Estado, sendo referência maior na economia do algodão e no processo de industrialização.  Em 1919, destaque mundial por receber a Expedição Britânica do Eclipse Solar, que estudou e comprovou a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em estudos feitos por ocasião do eclipse solar ocorrida em maio do mesmo ano. A importância política do município historicamente está representada entre tantos nas figuras de José Saboia Plínio Pompeu, Chico Monte, Euclides Gomes, João Frederico e, recentemente, Ciro e Cid Ferreira Gomes, este o atual governador do Estado. Não esquecer que Dom José Tupinambá da Frota foi um grande líder não apenas nas áreaa religiosas e culturais,  mas sobetudo como pioneiro e incentivador do progresso.  
Hoje, Sobral é um dos maiores municípios do Estado e do Nordeste em várias áreas, como indústria e comércio, sobressaindo-se na e educação com a Universidade Vale do Acaraú e na bem estruturada cadeia de ensino fundamental. Os seus váios museus e sodalícios são indicativo da aprimoradacultura do seu povo. . É um dos grandes pólos industrias nordestinos, puxados pela Fábrica de Cimento Poti. O comércio é pujante, impulsionado pelas centenas de lojas e muitos supermercados. A saúde pública, que já é de boa qualidade, ficará ainda melhor com o Hospital Regional Norte, que tem previsão de ser inaugurado neste segudo semestre.  Recentemente, os sobralenses nos brindaram com o único título nacional de futebol. O Guarani foi o campeão brasileiro da terceira divisão. 
AS COMEMORAÇÕES  
Na noite do dia 04, a Academia Sobralense de Esudos e Letras, no tradicional Teatro São João, abriu os festejos dos 238 de amancipação política, com o conceituado intelectual,  padre Francisco Sadoc Araújo, fezendo um retrospecto das lutas e ascensão do município, impondo-se como um dos mais pujantes do País. Houve entrega de diplomas de Sócio-Honorário às seguintes personalidades: dr. Luciano Arruda Coelho, professora Maria José Ferreira Gomes e professor Antônio Colaço Martins. Também, a mestra Anísia Rocha recebeu o Diploma de Mérito Cultural. Com show pirotécnico, a noitada terminou com a apresentação de Gilberto Gil.
A programação do aniversario continuou assim:  no dia 5,  de 8h às 12h, na  Praça de Cuba, com Ação Global da Cidadania. Às 17h30, foi rezada na Catedral Missa de Ação de Graças.  Dia 06 de julho, 19h - Auditório da Faculdade de Medicina: Colação de Grau dos Concludentes da UFC de 2011. Ontem, dia 7, às 19h, no Derby Club Sobralense: Premiação Escola de Sucesso e homenagem aos medalhista da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.  20h30, no Teatro São João, show de lançamento do CD Nascente, de Vicente Lopes. Hoje, às 19h30, na Casa da Cultura, lançamento do livro Genealogia sobralense - Os Gomes Parente, autor: Francisco de Assis Vasconcelos. Dia 13, às 19h30, na Casa da Cultura, lançamento do livro “Redescobriram o Ceará - Representações dos sítios históricos de Icó e Sobral: entre areal e o patrimônio nacional”, do autor arquiteto José Clewton do Nascimento. Dia 14, às 9h30, na Casa da Cultura, abertura da Exposição de artes plásticas: o Decálogo do Santo Guerreiro, de Audifax Rios. Dias 14, 15, 16 e 17, a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo, Olimpíadas Escolares Cearenses Etapa Regional.  Dia 15, às  7h, na  Escola Pery Frota  Patriarca; 17h - Escola Pe. Osvaldo Chaves  sede; Implantação do Programa de Laboratório de Informática nas escolas municipais (1º Etapa). Dia 17, às16h, no Estádio do Junco, 1º Jogo do Guarany na 3ª divisão do Campeonato Nacional. Dia 20, às 19h30, na Casa da Cultura, lançamento do livro “Planejamento Urbano e formação territorial: Sobral e suas contradições”, da autora: Maria do Carmo Alves. Dias 21, 22 e 23, de 18h às 23h, no  Centro de Convenções: XXV FENAIVA - Feira de Negócios Artesana is e Industriais do Vale do Acaraú. Dia 28, às 19h, no Parque do Mucambinho/Pe. Palhano, inauguração do Conjunto Habitacional Pe. José Linhares Ponte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário