Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

ITAPETININGA FESTEJA 241 ANOS


Itapetininga, que no dia 5 último completou 241 anos, tem muita história para contar.  Localizada na região sudoeste de São Paulo, na bacia do Alto Paranapanema (fica a 173 km da capital pela rodovia Castelo Branco), é conhecida como a Terra das Escolas, Atenas do Sul Paulista e Terra da Cultura. Sua hist[proa é recheada de acontecimentos marcantes.
A "pedra achatada seca", do tupi-guarani, através da junção dos termos itá("pedra"), peb ("achatado") e tininga ("seco"), tem localização privilegiada, recursos urbanos e naturais suficientes, qualificação de mão-de-obra alinhada à cadeia produtiva, além de legislação específica de incentivo para instalação de novas unidades industriais,
Lances Históricos -Desenvolveu-se Itapetininga na esteira do tropeirismo. O local foi ponto de descanso dos tropeiros, que montavam ranchos e   arraiais para o pouso, antes de seguirem em direção ao Sul. O primeiro núcleo de tropeiros na região surgiu em 1724, quando se verificou ser o pasto abundante e  terra fértil para o plantio. A estes fatores somou-se a distância da Vila de Sorocaba – doze léguas – que corresponde a uma jornada de tropa solta.
Em 1760 já existia um aglomerado de moradores na região (hoje, bairro do Porto). Mas com a chegada de um grupo de portugueses, chefiado por Domingos José Vieira, outro se formou, em  local alto e circundado por dois ribeirões. Na época, houve uma disputa entre os dois núcleos que queriam ser elevados à condição de vila. Resultado.  Então,  em 17 de abril Simão Barbosa Franco foi nomeado para fundar e administrar o novo povoado, cabendo a ele a escolha do núcleo principal.
A vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga foi oficialmente criada no dia 5 de novembro de 1770, quando foi celebrada uma missa solene pelo vigário da nova paróquia, padre Inácio de Araújo Ferreira. É nessa data que se convencionou comemorar o aniversário da cidade, mais tarde  conhecida como Itapetininga.
COMEMORAÇÕES - A Secretaria de Cultura e Turismo do município realizou no sábado, 5,  um desfile cívico para abrir as festividades, que ocorrerão durante todo o mês de novembro, com a participação de diversas entidades, associações, escolas municipais e estaduais, banda marcial e grupos esportivos. A programação tem como principais eventos a Expo-Agro (abril) e a Festa da Cerejeira (junho). A padroeira da cidade é Nossa Senhora dos Prazeres.
Itapetininga é sede de Região de Governo composta por 13 municípios, totalizando uma população de aproximadamente 495 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário