Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

LAGOSTA É MASSA ATÉ DOMINGO NO ICAPUÍ


Praia de Ponta Grossa - Icapuí - Ceará

Barreiras de Cima, praia localizada no município de Icapuí, é a sede, de hoje,04, a domingo, 06,  do VI Festival da Lagosta, que este ano tem como tema “Lagosta é Massa!”. Realizado pela Associação Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur),  consolida o município na rota turística do Ceará, incentivando o desenvolvimento sustentável da região, que é tradicionalmente dedicada à pesca. Além de ser um prato cheio para os visitantes, o evento realiza ações formativas, capacitando e estabelecendo diálogo entre a comunidade, a rede hoteleira e os restaurantes locais.
A influência da pesca da lagosta no município é indiscutível, tendo em vista que grande parte da população está diretamente ligada à cadeia produtiva do crustáceo. A valorização de toda uma cultura que permeia a principal fonte de renda da localidade, que vai desde as práticas da pesca artesanal até a produção artística local, é colocada como principal referência para a realização do evento.
Ponto alto do Festival da Lagosta, o Salão Gastronômico, está montado à beira-mar daquela  praia. Serão 15 expositores, dentre os quais, restaurantes, barracas,  pousadas e hotéis, oferecendo aos apreciadores da boa culinária as mais diversas receitas à base de lagosta. Todos os expositores participaram da oficina Lagosta com Massa ministrada de 25 a 28 de outubro pela professora de gastronomia do SENAC, Dona Nair. A mostra será oferecida pelo festival, em parceria com o Sebrae-CE.
Durante a noite, o público poderá assistir a shows de artistas locais e nacionais como o cantor Lobão, que se apresenta hoje, na abertura oficial do evento. Antes dele, show da banda Los Kakos. A manhã de sábado será de competições esportivas, com programação a partir das 8h. Às 10h tem show com o grupo The Claptons e às 12h30min, da banda Cacimba de Aluá. O grupo MPB4 se apresenta a partir das 21h30min, após a banda Monomotor. Quem encerra são os integrantes da banda Reldon.  No domingo, último dia do festival, os visitantes farão um passeio pelas praias de Icapuí, com início às 10h.  O artesanato local contará com estande especial.
Atualmente, 83% das famílias locais trabalham diretamente na cadeia produtiva da lagosta. Pensando nisto, o festival realizou um seminário com temas de interesse imediato da comunidade, promovendo palestras ministradas por representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, Labomar-UFC, Ibama e INSS de Aracati, por todo o dia de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário