Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE TEATRO


Difundir as culturas espanhola, portuguesa e latino-americana é um dos objetivos do 5º Festival Ibero-Americano de Teatro, que começa na próxima segunda (12), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Até domingo (18), 19 peças serão apresentadas.
Fernando Calvozo,  diretor de Atividades Culturais da Ação Memorial e coordenador-geral do festival, destacou a importância do festival contando a história de uma companhia boliviana, muito bem montada, que, numa das edições do evento, não tinha um diretor. “Ela (companhia boliviana) acabou encontrando uma diretora uruguaia dentro do festival e nasceu uma parceria entre eles."
Para esta edição do Festival, as peças de teatro ganharam ainda mais liberdade. Esse fator, segundo ele, permite que o festival seja definido como uma “colcha de retalhos”, composto por companhias e grupos variados, apresentações individuais e coletivas e textos clássicos e contemporâneos. 
A curadoria está a cargo do crítico de arte Edgar Olímpio e do ator Caco Ciocler. A grande homenageada do festival este ano é a atriz Cleyde Yáconis, que começou a carreira artística em 1950, encenando a peça O Anjo de Pedra, de Tennessee Williams.
Além das peças teatrais, também foram programadas uma oficina sobre cenografia e mesas de debates, que vão discutir temas como a arte de escrever para o teatro, a interpretação e a representação de atores e os desafios do diretor de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário