Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

PARAIBA, UM DESTINO RICO DE OPÇÕES TURÍSTICASCAB


CABAÇEIRAS PB - ROLIÚDE NORDESTINA

Repleta de riquezas naturais, detentora de um rico acervo histórico e de uma população acolhedora, a Paraíba se apresenta como um ótimo destino para para  turismo. Do Litoral ao Sertão, existem opções que se encaixam ao perfil dos paraibanos e visitantes. 
Principal porta de entrada no Estado, João Pessoa oferece uma excelente infraestrutura hoteleira, variada gastronomia e praias urbanas tranqüilas. O visitante também pode definir com um guia turístico um “tour” cultural pelo Centro Histórico ou uma visita ao Jardim Botânico ou à Bica (Parque Arruda Câmara).
O roteiro pelas praias pode ser estendido até a cidade do Conde, no litoral sul. Lá, estão localizadas as praias de Coqueirinho, Tambaba (naturista), Praia Bela e Carapibus. Ao final do dia, o turista tem como opção a beleza da praia do Jacaré, no litoral norte. Localizada às margens do rio Paraíba, é neste ambiente que ocorre o famoso pôr do sol, acompanhado pelo Bolero de Ravel, executado pelo músico Jurandir do Sax.
NA CAPITAL – Quem viaja para João Pessoa, deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, na praia de Tambaú. É para lá, durante a maré baixa, que saem passeios de barcos até as piscinas transparentes e repletas de peixes coloridos. As praias de Manaíra e Bessa se destacam pelas cores de suas águas, que oscilam entre azul e verde, e pelas temperaturas mornas durante o ano inteiro. As calçadas da orla pessoense são ótimas para a prática de caminhada.
Nas praias do Seixas (onde está o ponto mais oriental das Américas), Penha, Praia do Sol, Jacarapé e Barra de Gramame há belos coqueirais e uma falésia gigantesca. São praias mais desertas e com um exuberante visual. Nenhuma delas pode ficar fora do roteiro.
Outra boa pedida é conhecer o rico acervo arquitetônico da cidade. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e guarda imponentes construções, a exemplo da Igreja São Francisco, uma das maiores expressões do barroco do século XVIII. A igreja fica no Centro Cultural São Francisco, que abriga, também, a rica Capela da Ordem Terceira e, na parte superior, dois museus, de arte popular e sacra.
Quem quiser conhecer bem a Capital, não pode deixar de visitar o Porto do Capim, à beira do Rio Sanhauá, onde nasceu João Pessoa, fundada em 1585. O Memorial do Hotel Globo, a Igreja de São Pedro Pescador e os casarios da Praça Antenor Navarro são outros atrativos. Além disso, tem o Theatro Santa Roza, uma das casas de espetáculo mais antigas do País, inaugurado em 1889. O teatro é aberto para visitação de segunda à sexta-feira, e no final de semana, quando há espetáculos.
CAMPINA GRANDE – Situada a 120 km da Capital e conhecida por promover o “Maior São João do Mundo”, Campina Grande é a segunda cidade mais importante da Paraíba. No período do Carnaval, a cidade se transforma em espaço para os debates sobre questões científicas, sociais, ecológicas e teológicas.
Há 18 anos, é realizado na cidade o Encontro da Nova Consciência. Durante cinco dias são promovidos 54 eventos paralelos, envolvendo pessoas de todas as idades e segmentos. 
Cabaceiras – Outra dica para um turista mais acomodado é a cidade de Cabaceiras, localizada no Cariri paraibano. Esta pequena cidade fica a 177 km da Capital e a 50 km de Campina Grande. Cinematográfica, já serviu de cenário para filmes (como “São Jerônimo”) e para a minissérie “O Auto da Compadecida', além de ser palco da tradicional Festa do Bode Rei.
O que se destaca no local é o Lajedo do Pai Mateus, uma formação rochosa composta por pedras gingantes que impressionam pelos mistérios de suas configurações geométricas.  É uma ótima opção para curtir a tranquilidade do interior, sem deixar de lado a comodidade da vida moderna. A cidade tem excelentes pousadas e uma gastronomia diversificada.
SERTÃO – A região do alto Sertão paraibano é conhecida pelo clima árido, seco, de paisagem acinzentada na maior parte do ano. Mas o turista que optar por passar um período de até cinco dias no hotel termal Brejo das Freiras vai se surpreender com o ambiente lúdico, verdejante e ameno do local. As principais surpresas são as piscinas de águas mornas (temperatura de 37ºC) e os banhos terapêuticos à disposição dos hóspedes. As águas são oriundas de duas fontes que abastecem as dependências do hotel.
O Hotel Estância Termal de Brejo das Freiras fica localizado em São João do Rio do Peixe, no alto Sertão paraibano, e é conhecido pelas águas de efeitos medicinais. A estância termal se revela uma excelente opção para quem busca tranqüilidade e lazer durante os finais de semana ou mesmo em feriados prolongados. ( PBTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário